WEB RÁDIO APAIXONADOS POR RÁDIO

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Sinais de rádio podem ser afetados por tempestade solar

No dia 26 de dezembro, o sol desencadeou uma erupção massiva de plasma solar conhecido como ejeção de massa coronal (EMC). O movimento rápido da EMC lançou partículas carregadas que entraram no campo magnético da Terra no dia 28 de dezembro.

Esses impactos podem causar tempestades geomagnéticas em latitudes elevadas da Terra. Se eles forem poderosos o suficiente, as tempestades podem interromper temporariamente os sinais de GPS, transmissão de rádio, principalmente as transmissões via satélite, e redes de energia.

Mas não só prejuízos causados pelas tempestades geomagnéticas: elas também podem desencadear fantásticas auroras boreais nos céus. As erupções recentes do sol não são nenhuma novidade e seguem um padrão. Depois de a nossa estrela permanecer surpreendentemente tranquila de 2005 a 2012, o sol tem estado mais ativo do que nunca desde o ano passado, com diversas EMC.

A maioria dos especialistas acredita que essas explosões devem continuar ao longo dos próximos anos. A atividade solar aumenta e diminui em um ciclo de 11 anos, e os cientistas pensam que o atual – conhecido como ciclo solar 24 – atingirá o pico em 2013.

Durante um período do ano, algumas emissoras que transmitem via satélite também enfrentam problemas devido a posição do Sol. As transmissões são afetadas e, devido a essa interferência, os sinais chegam a ser interrompidos por alguns minutos.

Fonte: Site Hype Science

Nenhum comentário:

Postar um comentário