WEB RÁDIO APAIXONADOS POR RÁDIO

sexta-feira, 2 de março de 2012

José Roberto Fernandes completa 50 anos de rádio

Um dos mais conceituados profissionais do interior paulista completa cinco décadas dedicadas ao jornalismo esportivo





O narrador e apresentador esportivo José Roberto Fernandes completa, nesta quinta-feira, 50 anos dedicados ao rádio. Depois de comemorar, na última sexta-feira, os 27 anos da equipe dos Campeões da Bola, o radialista recebeu uma homenagem nos programas Papo de Bola, da TV Ara, e também no Balanço Geral, da Rádio Cultura. Nos dois programas, os companheiros de equipe assumiram a apresentação e lhe fizeram uma surpresa, onde foram apresentadas declarações de familiares, amigos e profissionais ligados ao esporte de Araraquara, que destacaram sua importância para a comunicação da cidade.
Fernandes se emocionou com os depoimentos. “É difícil falar. Quero agradecer a Deus por me permitir, com mais de 70 anos de idade, ainda me emocionar dessa forma. Só posso falar muito obrigado. Eu sempre digo que sou abençoado por ter amigos excepcionais como tenho hoje. Em toda a minha vida eu sempre tive muita vontade de aprender e tive a felicidade de ter professores abertos a ensinar”, salientou o profissional, que é um ícone do jornalismo esportivo de Araraquara.
“Estou muito feliz por completar meus 50 anos aqui na Radio Cultura, que é a minha casa, o lugar que eu adoro e eu quero ver cada vez melhor. Sou muito grato aos ouvintes, parceiros, família, equipe, direção da emissora e a todos vocês que moram no meu coração. O pedido que eu faço é que Deus me permita continuar trabalhando e contando com essa amizade e carinho de todos vocês”, completou o apresentador.
Nascido em Colina-SP no dia 31 de janeiro de 1943, o hoje cidadão araraquarense vive um bom momento à frente de sua equipe, que apresenta o programa Papo de Bola, da TV Ara (de segunda a sexta-feira ao meio-dia, com reapresentação às 21h), além dos programas que vão ao ar pela Rádio Cultura: o Balanço Geral (diariamente às 18h05) e Butiquim Esportivo (segunda-feira, às 20h, direto do Tijuca Choperia).

Tudo começou em 1962...
Fernandes iniciou sua trajetória no serviço de alto-falantes na praça da igreja matriz de sua cidade natal, em um modelo de divulgação que existiu em quase todos os municípios do interior na época. Lá, ele comandava um programa esportivo que tratava dos assuntos relacionados principalmente ao time do Colina Atlético, que disputava o campeonato amador daquela região.

A experiência auxiliou o radialista a superar 234 candidatos na disputa por uma vaga na Rádio Barretos, considerada por ele uma transmissora excepcional até os dias de hoje. O alto número de concorrentes se deve ao fato do rádio ser o grande veículo de comunicação da época, quando a televisão ainda não possuía a mesma força. Ele fez o teste, passou e começou a trabalhar no mesmo dia. De lá, José Roberto foi para Uberlândia, onde trabalhou por dois anos, antes de voltar a Barretos, cidade em que se manteve por um período de 11 anos. Em julho de 1975, ele chegou a Araraquara para trabalhar na Rádio Morada do Sol, onde cobriria o Campeonato Sul-Americano de Basquete. Antonio Carlos Araújo, que era gerente da rádio na época, foi o responsável por trazer o radialista para a cidade, onde acabaria se tornando um dos baluartes do rádio esportivo do interior paulista.


Hoje, é impossível não relacionar o nome de José Roberto Fernandes à Ferroviária, clube que ele adotou como seu time do coração. Narrou momentos marcantes da história grená, tanto em conquistas brilhantes da equipe como nas piores fases, quando a Locomotiva chegou a disputar a quarta divisão do futebol estadual. O basquete da cidade também deve muito a ele, que é um dos diretores da Associação de Basquetebol de Araraquara (ABA), entidade que lutou para manter a equipe em atividade, mesmo com a perda do Gigantão e a falta de apoio financeiro. Além do futebol e do basquete, as outras modalidades esportivas sempre tiveram espaço em seu programa. Por esses e outros motivos, a cidade de Araraquara comemora e agradece por essas cinco décadas de profissionalismo e dedicação ao esporte.



FONTE: SIM NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário