WEB RÁDIO APAIXONADOS POR RÁDIO

terça-feira, 26 de março de 2013

Audiência Campinas: Laser FM assume a ponta. Jovens crescem em Campinas

O mercado de rádio FM de Campinas também acompanhou a divulgação de mais um resultado da audiência com base nos dados atualizados pelo Instituto Ibope. A medição seguiu a tendência de outros grandes centros e apresentou queda na média de ouvintes por minuto em relação ao período anterior, porém o mercado campineiro também obteve alguns destaques importantes. Acompanhe a pesquisa atual (dezembro/2012 a fevereiro/2013) que será confrontada com a anterior (novembro/2012 a janeiro/2013), período 05h-00h (todos os dias e locais).

A Laser FM 93.3 é a nova líder de audiência no período 05h-00h (todos os dias e locais). A rádio apresentou um crescimento considerável em relação à medição passada, fato que posicionou a rádio na primeira colocação desse período da pesquisa. A Educadora FM 91.7, atual vice-líder, também apresentou crescimento em relação à pesquisa anterior e mantém a disputa pela primeira colocação acirrada nesse período. É comum a inversão de posições entre a sertaneja Laser FM e a jovem/pop Educadora FM em Campinas, afirmação baseada nos resultados gerais que essas duas FMs apresentaram em anos anteriores.


Em terceiro lugar geral segue a Cidade FM 92.5, rádio que não acompanhou a tendência de crescimento apresentada pelas líderes na medição, mas segue isolada nessa importante colocação no ranking de audiência campineiro. A 105 FM 105.1 de Jundiaí foi uma das emissoras que registraram melhoras nos números em relação ao resultado anterior, se aproximando um pouco mais da Cidade FM no período 05h-00h (todos os dias e locais). A Nativa FM 89.3 continua em quinto lugar geral e, assim como a Cidade FM, oscilou conforme a tendência de queda do meio FM na atual medição, diferente do que foi visto nos números da Laser, Educadora e 105 FM.


Mais destaques: também foram observados crescimentos nos índices das demais rádios do gênero jovem/pop. A Jovem Pan FM 89.9 acompanhou a tendência de alta observada nas FMs que compõe sua rede nacional em outras praças importantes e apresentou mais uma melhora em seus números no mercado campineiro. A Mix FM 101.1, outra representante desse gênero de programação em Campinas, também melhorou sua média de ouvintes por minuto no período 05h-00h (todos os dias e locais), acirrando assim a disputa por posições na medição geral com as rádios Nova Brasil FM 103.7 (rádio que também evoluiu em comparação com o resultado passado) e Jovem Pan FM.


A maior oscilação negativa no período 05h-00h (todos os dias e locais) foi vista na média da CBN FM 99.1. Em resumo as primeiras colocações ficaram organizadas da seguinte maneira (ranking que conta com 15 FMs participantes): Laser FM 93.3, Educadora FM 91.7, Cidade FM 92.5, 105 FM 105.1, Nativa FM 89.3, Antena 1 FM 107.5, CBN FM 99.1, Jovem Pan FM 89.9, Nova Brasil FM 103.7 e Mix FM 101.1.
 
 
FONTE: TUDO RÁDIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário