WEB RÁDIO APAIXONADOS POR RÁDIO

segunda-feira, 22 de julho de 2013

CBN e Jovem Pan FM recebem investimentos técnicos no interior de São Paulo

Nos últimos dois anos as emissoras ligadas à EPTV (grupo que detém a afiliação da Rede Globo de Televisão nas regiões de Campinas, Ribeirão, São Carlos/Araraquara e Varginha) passaram por ajustes técnicos e investimentos nesse setor, melhorando assim a qualidade de suas transmissões e também oferecendo novos detalhes para seus ouvintes. Um deles é o RDS (envio de mensagem de texto para o receptor dos ouvintes) que passa a estar presente no sinal das rádios CBN FM 90.5 e Jovem Pan FM 93.1, ambas de Ribeirão Preto.

Acompanhe as mudanças. A primeira a passar por melhorias que foram perceptíveis à audiência do interior paulista foi a Jovem Pan FM 95.7 de Araraquara, emissora que também é controlada pela EPTV (sendo a única rádio do grupo nessa importante região do interior paulista). Conforme noticiado anteriormente a emissora ampliou sua capacidade de cobertura de sinal, melhorou significativamente a qualidade de seu áudio e implantou o sistema RDS em sua transmissão.

Um dos dizeres que aparecem no receptor dos ouvintes é um agradecimento feito pela rádio para a audiência da Jovem Pan em Araraquara, sendo também relacionada aos 16 anos de trabalhos na região (o aniversário da rádio foi comemorado no último dia 17 de julho). Esses investimentos deixaram a afiliada local no padrão do mercado de Araraquara, que conta com rádios como Morada do Sol FM 98.1  e Cultura FM 97.3 (todas com boa qualidade de áudio e sinal, além de RDS). Já em Ribeirão Preto as novidades são mais recentes. O sistema RDS surgiu nas últimas semanas nas emissoras da EPTV, sendo uma das novidades nessas rádios. Desde a inauguração da Jovem Pan FM 93.1 (ocorrida em janeiro de 2005) a rádio não contava com esse “plus” em suas operações.

A CBN FM 90.5, emissora que é uma das novidades do grupo paulista (inaugurada em março desse ano), também passou a contar recentemente com o envio de mensagens de texto para os receptores dos ouvintes (o RDS). Já na questão de cobertura a CBN já contava com um amplo raio de abrangência, condição que já existia na 90.5 FM quando a estação pertencia à outro grupo de comunicação (durante a fase como Band FM e Regional FM). Já o sinal da Jovem Pan é mais restrito ao mercado de Ribeirão Preto, enquanto a CBN tem um alcance regional devido suas características e condições técnicas (com torre instalada no Morro da Conquista). Mercado de destaque Qualquer investimento técnico conta muito no mercado do interior paulista, principalmente entre as regiões de Araraquara, São Carlos e Ribeirão Preto.

São várias emissoras que atuam desde um simples sistema de RDS até uma sofisticada qualidade de transmissão de áudio e sinal. Em Ribeirão Preto boa parte das emissoras comerciais contam com sistemas de transmissão que são modelos para outros mercados brasileiros, chamando a atenção devido suas áreas de cobertura, qualidade de som, porte técnico, entre outros detalhes.

 Os trabalhos artísticos do meio local e também a área promocional servem de exemplos para outras localidades, sendo comparáveis a mercados de capitais importantes. Clube FM 100.5, Conquista FM 97.7, Mega FM 92.3, Diário FM 92.3, Melody FM 94.1, 106 FM 106.7, Difusora FM 91.3, além das emissoras da EPTV, são alguns dos exemplos de porte técnico desse importante mercado paulista. A região também conta com a montagem da recém-inaugurada Band FM 96.7.


FONTE: TUDO RÁDIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário