WEB RÁDIO APAIXONADOS POR RÁDIO

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Após testes, novos canais podem ser liberados à população

TV digital
Transmissão teve bom desempenho na faixa do VHF alto, que abriga canais de 7 a 13 da TV analógica
por Portal Brasil publicado: 05/05/2015 11h42 última modificação: 05/05/2015 11h42
Novos canais de TV digital aberta podem ser liberados à população após a desocupação da faixa VHF alto, que abriga os canais de 7 a 13 da TV analógica. Testes coordenados pelo Ministério das Comunicações apontaram que a transmissão teve um bom desempenho na faixa.
Para o coordenador de Radiodifusão Educativa e Consignações da União, Rodrigo Gebrim, os resultados são importantes para o planejamento das ações do ministério e o atendimento da população com novos serviços.
"Com a liberação da faixa de VHF alto e a possibilidade da utilização dela, a gente abre um novo leque para que a sociedade possa ser atendida em diversos segmentos, como com os canais da Cultura, da Educação e o canal da Cidadania", afirma.
Televisão
Uma portaria do Ministério das Comunicações de 13 de abril determinou que o VHF alto será usado pelos sistemas de radiodifusão público, privado e estatal. No entanto, haverá preferência para os seguintes canais públicos: Canal do Poder Executivo, Canal de Educação, Canal de Cultura e Canal da Cidadania.
Resultados
O relatório aponta uma boa recepção do sinal digital na faixa do VHF alto tanto nos receptores fixos, como os televisores, quanto em aparelhos móveis, como celulares e tablets.
Entre as principais conclusões está a de que a transmissão digital na faixa do VHF alto precisa de potências bem menores que as transmissões na faixa atual para cobrir a mesma área, o que representa economia de energia, transmissores mais compactos, e a possibilidade de redução de áreas de sombra.
O estudo mostrou também que, mesmo com o uso de até cinco programações no mesmo canal, a área de cobertura do sinal digital não foi alterada em relação aos canais com apenas uma programação.
Os testes foram realizados entre março e maio de 2014 na cidade do Gama, no Distrito Federal, a 30 km de Brasília, e contaram com o apoio de radiodifusores, empresas de tecnologia e órgãos públicos.
Recepção
O Sistema Brasileiro de TV Digital foi projetado para operar com o VHF alto. Desde 2009, os televisores com recepção digital no país são produzidos para sintonizar essa frequência. Assim, com a futura ocupação da faixa, os espectadores da TV digital já poderão assistir aos novos canais. O desligamento do sinal analógico no Brasil será feito de forma gradativa entre 2016 e 2018.
Fonte:
Ministério das Comunicações