WEB RÁDIO APAIXONADOS POR RÁDIO

sábado, 5 de agosto de 2017

RÁDIO CULTURA COMPLETA 85 ANOS NO AR



No ano de 1932, uma dupla de amigos mudou a história de Araraquara ao fundar uma "Emissora de Rádio". Entusiastas da radio eletrônica formaram uma sociedade. O que de início era apenas um "hobby", passou a ser a conceituadíssima Rádio Cultura de Araraquara, uma das primeiras emissoras de rádio do Brasil.
O primeiro equipamento de transmissão foi montado no prédio da Rua São Bento, 1128 e iniciou sua transmissão experimental em 16 de maio de 1932.

Operando em Ondas Médias (AM) na frequência de 1370 kHz , recebeu na época o prefixo de PRD 4, com o qual atuou até o início da década de 1960. Foi a primeira emissora de Rádio do país a lançar um programa com a doutrina espírita e com apresentação de Cairbar Schutel. Foi pioneira em várias realizações radiofônicas e sua cobertura era fantástica, ainda mais porque o espectro não contava com outras emissoras ou a interferência elétrica, gerada por eletrodomésticos e instalações elétricas. Mesmo operando só em AM, recebia cartas de Recife, Salvador e de um grande número de cidades brasileiras distantes de Araraquara.

Em 1936 a Rádio Cultura Araraquara foi autorizada a operar com 500 watts (0.5kW) de potência e suas instalações ocupavam um prédio localizado na Avenida Feijó, entre as ruas Gonçalves Dias e 9 de Julho. Na década de 1950 passou a operar também em Ondas Tropicais (OT) na frequência de 4915 kHz , na faixa de 62 metros. Nesta mesma época, a Rádio Cultura Araraquara lançou o seu "Rádio Teatro PRD 4". No início da década de 1960 a equipe de Rádio Teatro conseguiu o primeiro lugar, entre mais de 25 equipes concorrentes, em um concurso promovido em São Paulo pela ex Rede Tupi de Televisão.
A onda tropical da rádio, atualmente transmite em 3365 kHz (quilohertz), na faixa de 90 metros com potência de 1 000 watts (1kW).


A Rádio Cultura, sempre seguindo a trilha de ser pioneira, inaugurava suas transmissões com som estereofônico, através de sua emissora de Frequência Modulada (FM), que, operando na frequência de 97.3 mega-hertz, recebeu o prefixo ZYD 805. Mas esta transmissão em Frequência Modulada, já existia também pioneira desde 1949, quando o sinal era utilizado para enviar o sinal dos estúdios até os transmissores de AM, e posteriormente gerar programação própria. Nessa ocasião, a Rádio Cultura Araraquara foi a primeira emissora do interior do estado de São Paulo, sempre primando pela máxima qualidade técnica e artística, a Rádio Cultura Araraquara se lançou na estereofonia utilizando equipamentos importados super sofisticados, linguagem jovem, dinâmica e inteligente. Com isso, conquistou ouvintes das mais variadas faixas etárias e classes sociais.


Em 1983, a emissora de AM passou a operar em nova frequência, 790 kHz , menos congestionada, e dando aos ouvintes a condição de receber um som de muito mais qualidade e livre de interferências, com potência de 5 000 watts (5 kW) classe B. Atualmente opera com 2 000 watts (2 kW)

Em 2000, com o aumento de potência para 10 000 watts (10 kW) classe A4 , a Cultura FM passou a cobrir toda a Região Central do Estado de São Paulo. Atualmente opera com 3 600 watts (3.6 kW)


Em 2001, a Rádio Cultura Araraquara, uma das mais tradicionais emissoras de rádio do país, reestruturou-se empresarialmente. Integrando às novas perspectivas de crescimento e solidificação do desenvolvimento regional.

Informações do antigo site da Rádio Cultura


Informações do blog abaixo:






Em destaque para a equipe esportiva Os campeões da bola que completa este ano 32 anos da equipe líder do rádio que cobre todos os jogos da Ferroviária no futebol, além de acompanhar o esporte araraquarense.

Narradores

  • José Roberto Fernandes

Comentaristas

  • Zequinha Belizário
  • Carlos Segura

Repórteres

  • Marcos Chiochini

 (Plantão Esportivo)

  • Vaguinho Fiorini

Operação Técnica

  • Adriano Ferreira
  • Marinho Rosa
  • Douglas Carmelengo

Coordenação

  • José Roberto Fernandes


No ano de 2005 a Rádio Cultura Fm deixou de ser o seu segmento adulto para o segmento Pop Rock.

Já no ano de 2011 a Rádio Cultura mudou novamente a sua programação musical para ser 100% onde está até hoje.


Confira os áudios e vídeos de toda história da rádio da cidade


Rádio Cultura Araraquara: Uma história no ar




RÁDIO CULTURA FM DE ARARAQUARA ANOS 80

ESSA GRAVAÇÃO FOI FEITA EM 30 DE DEZEMBRO DE 1989

ESPECIAIS DE FIM DE ANO



ESSE ÁUDIO FOI PRODUZIDO EM 1989 EM COMEMORAÇÃO DOS 15 ANOS DE STEREO DA RÁDIO CULTURA FM 97.3 MHZ

OS CANTORES SÃO OS LOCUTORES DA RÁDIO DA CIDADES

SÃO ELES: ANTONIO CARLOS, FERNANDA, ROGER , JULIO CESAR , CESAR LEITE , PAULINHO SOARES E CHICO DE ASSIS.




Era o segundo semestre do ano 2000 e a Rádio Cultura Araraquara estava completando 68 anos. Interpretação Daércio Neto, mixagens de Chico de Assis, trilha do musical Riverdance e texto de Antonio Carlos Rodrigues dos Santos





Radio Cultura Araraquara - Av Espanha 284 - Centro - 1995








VINHETAS ANTIGAS: RÁDIO CULTURA DE ARARAQUARA






Cultura e Você 1995






Um dos mais importantes locutores/jornalistas esportivos do País.
Vídeo do arquivo, nossa homenagem ao LEGAL Wagner Bellini.






Confira o vídeo abaixo da rádio pop rock de 2009 com o locutor Ari Campos ( atualmente como repórter policial da rádio morada ).







Este áudio abaixo são as vinhetas da Rádio Cultura fm que era usada antes de mudar do pop rock para o sertanejo.





ESSA GRAVAÇÃO É UM PEDAÇO DA ABERTURA DA JORNADA ESPORTIVA DOS OS CAMPEÕES DA BOLA COM O COMANDO DE JOSÉ ROBERTO FERNANDES.

ESSA NOITE FOI REALIZADO A TRANSMISSÃO PELA CULTURA FM DO BASQUETE ENTRE UNIARA LUPO X CASA BRANCA NO ANO DE 2005.




Nessa gravação das minhas fitas k7, encontrei a estreia do jornal da cultura apresentado pela Baby Soares e Alvaro Taniguti.  O jornal estreou no dia 08 de Fevereiro de 2007 em rede am e fm pela Rádio Cultura de Araraquara.  Nesse dia , Baby Soares entrevistou o conselheiro da Ong Amarribo de Ribeirão Bonito  Josmar Verillo .





No ano de 2013 José Roberto Fernandes voltava as atividades depois de sofrer problemas de saúde.





Jornalista Baby Soares falando sobre a morte do Manoel Moreno




Especial Manoel Moreno que foi ao ar em 2015 na Rádio Cultura Am 






Neste áudio abaixo, a ultima entrevista da aninha do Duo Glacial na Inauguração do Centro de eventos Manoel moreno .
Entrevista concedida a Marcos Chiocchini .

A cantora Ana Cervan Vidal faleceu na tarde desta terça-feira 19 De Maio em Araraquara. Aninha, nome com o qual se popularizou, estava com 73 anos de idade. Ao lado do irmão, Miguel Cervan, Aninha formava a dupla Duo Glacial, famosa por interpretar clássicos da música sertaneja, como Poeira e Camisa Branca, os dois maiores sucessos dos irmãos. Nascida em Araraquara, a dupla manteve fortes ligações com Araraquara, cidade onde construiu a carreira e morou por muitos anos. Eles eram irmão do radialista Manoel Moreno, morto em 2010.





Este vídeo abaixo é um registro da feito á 3 anos atrás da festa quando o tradicional programa Olha a Hora completou 22 anos no ar pelas ondas da Rádio Cultura . O programa está no ar até hoje no ar  de Segunda a Sexta as 17 horas.





RÁDIO CULTURA DE ARARAQUARA: ÁUDIO DA FERROVIÁRIA NO SPORTV


Esse áudio é um registro sobre o jogo do acesso da Ferroviária em 2015 em Guaratinguetá. O narrador José Roberto Fernandes cai no choro após o time ficar 19 anos longe da elite do futebol paulista . Esse áudio ( que eu gravei em casa ), foi parar no canal Sportv, no Programa Redação Sportv. Com a apresentação do André Rizek.






O repórter Marcos Chiocchini em uma entrevista exclusiva para a Rádio Cultura am o técnico  do Corinthians  Tite após o jogo de Ferroviária x Corinthians na Arena da Fonte Luminosa em 2016





Um trecho da locutora Daiane Luciano e Marcelo Siqueira no palco do aniversário da cidade de Araraquara em 2015




Um trecho do programa Cultura da Terra com o locutor Edmílson Oliveira
que vai ao ar os domingos .







Locutora Daiane Luciano no ar 




Abertura do último programa Papo Zap da Rádio Cultura Fm de Araraquara . Apresentação de Daiane Luciano e Marcelo Siqueira





Vinhetão que está no ar em comemoração aos 85 anos da Rádio Cultura com os atuais locutores.



Vídeo abaixo é um registro de ouvinte que compareceram no dia de hoje ( 05 de agosto de 2017 para festejar em frente a Rádio Cultura




E por fim, Texto de João Furlan e a belíssima interpretação de Daiane Luciano em homenagem aos 85 anos Rádio Cultura Araraquara.


Edição: Adriano Ferreira

adriano.radialista@bol.com.br

Whatssap do Blog Apaixonados por rádio (16) 9 8180 4694.

Mandem os seus comentários !

Nenhum comentário:

Postar um comentário