WEB RÁDIO APAIXONADOS POR RÁDIO

sábado, 14 de outubro de 2017

VALE A PENA FAZER O CURSO DE LOCUTOR DE RÁDIO ?

Vale a pena fazer um curso de locutor de rádio?




Definitivamente, os apaixonados por rádio ainda estão em todo lugar! Seja no aparelho ou na internet, eles não abrem mão de sintonizar a sua estação favorita e passam horas procurando por novidades. 
Há também aqueles que desejam passar a sua mensagem, tendo a locução amadora como hobby. Mas, você já parou para pensar que esse passatempo pode virar algo profissional com um curso de locutor de rádio? 
As web rádios, por exemplo, se tornaram cada vez mais populares com o avanço da tecnologia nesse contexto. Dessa forma, muitos radialistas amadores descobriram por meio delas uma maneira de se comunicar com o público e dividir com eles suas ideias, gostos e até mesmo opiniões. 
No entanto, para fazer dessa aptidão um trabalho eficiente e profissional, é preciso vencer alguns obstáculos, como dificuldades de dicção, respiração incorreta e interpretação.
Pensando nisso, no post de hoje vamos explicar se vale a pena ou não investir em um curso de locutor de rádio, além de apresentar as principais vantagens para quem decide estudar e se aperfeiçoar na área. Ficou curioso? Então acompanhe o texto!

POR QUE O CURSO DE LOCUTOR DE RÁDIO É UM DIFERENCIAL? 


É comum encontrarmos por aí pessoas que escutam uma determinada estação ou sintonizam sempre um programa específico por gostarem da voz ou até mesmo do carisma do locutor, não é mesmo?
Mas não se deixe enganar! Ao contrário do que muitos imaginam, por trás dessa voz bonita há, em grande parte das vezes, um profissional que estudou bastante para trazer aos ouvintes conteúdos de maneira agradável, compreensível e natural. 
Dessa forma, possuir uma “voz de locutor” não é o suficiente para quem deseja apostar no sucesso e crescimento de sua rádio por meio da qualidade da locução. Afinal, é ideal ter uma boa dicção, treinar a respiração, adquirir técnicas de leitura, falar de forma clara e no tom adequado.
Mas onde aprender tudo isso? No curso de locução de rádio, é claro!
Para começar, entenda que não existe uma graduação que forme especificamente profissionais da área, mas há uma série de cursos técnicos (inclusive online) que podem te ajudar a adquirir experiência e a se aperfeiçoar como locutor de maneira prática e eficiente. 
Além de tudo, eles oferecem todo um suporte para que você cresça na carreira ou faça desse hobby uma profissão. 
Lembre-se de que o mercado de trabalho para os locutores de rádio está em crescimento constante — sobretudo por causa do avanço da internet, das rádios online e dos podcasts.

O QUÊ VOCÊ VAI APRENDER?

Como você pode perceber, além da parte teórica (que envolverá aspectos como a história do audiovisual, a evolução da tecnologia e os formatos radiofônicos), um curso de locutor de rádio ensinará ao locutor amador ou futuro profissional uma série de técnicas bastante valiosas para quem deseja obter qualidade em suas locuções, como: 
Possuir um completo domínio da voz, mesmo que ela já seja bonita e imponente por natureza, é fundamental para transmitir a mensagem que você deseja passar da melhor maneira possível para os ouvintes da rádio. Essa é outra vantagem que um profissional que optou pelo curso de locução possui. 
Além disso, por meio do estudo você também vai aperfeiçoar e dominar a entonação usada em cada ocasião, de modo a conseguir utilizar a sua voz para vários fins. 
O que isso quer dizer? Que você conseguirá desenvolver a entonação necessária tanto para programas voltados para jovens quanto para um público mais sério e adulto. 

HÁ MERCADO PARA O LOCUTOR DE RÁDIO?


Primeiramente, é válido ressaltar que o locutor é aquele profissional que atua em emissoras de rádio, televisão, agências de publicidade e produtoras de áudio.
Sendo assim, além dos programas de rádio, o profissional da locução também poderá realizar locuções para eventos como festas, formaturas, cerimônias e demais celebrações. 
A narração e a gravação de sonoras para empresas e propagandas também são algumas das atividades que ele está apto a desempenhar — e esses são apenas alguns exemplos. 
Tendo em vista essa informação, é normal que exista uma série de cursos para locução disponíveis no mercado que, como mencionamos no tópico anterior, ensinam ao futuro locutor como aperfeiçoar e trabalhar com a voz da melhor maneira possível.

ONDE E COMO FAZER UM CURSO DE LOCUTOR DE RÁDIO?


Existem várias opções de cursos no mercado. Os cursos técnicos presenciais, como os ofertados por instituições específicas para locutores ou escolas técnicas, são boas opções.
No entanto, saiba que você não precisa se matricular apenas em um curso presencial para ser um profissional qualificado. 
Os cursos online são uma excelente alternativa para quem deseja obter conhecimento de qualidade e de maneira mais flexível, podendo estudar onde e quando quiser — basta possuir acesso à internet.
Além disso, essas alternativas costumam ser mais baratas, o que é um alívio e tanto para quem quer se qualificar mas também deseja criar e manter uma rádio ou web rádio, por exemplo. 
Sendo assim, faça uma boa pesquisa e considere a opção de maior qualidade e melhor custo-benefício. Leve em consideração a reputação da escola, se o curso ofertado atenderá de maneira satisfatória às suas expectativas e necessidades e se possui um material completo.
Dessa forma, ao aperfeiçoar algo do qual você já gosta e se sente bem fazendo, certamente dará o primeiro passo para ser um profissional completo. 
Como você pode perceber, fazer um curso de locutor de rádio online é certamente uma experiência positiva para aqueles que desejam fazer da sua rádio um veículo cada vez maior, abrangente e profissional. Sendo assim, não deixe de considerar os pontos positivos que aprendeu no post ao tomar uma decisão! 

TEXTO: SITE MAX CAST  PARCEIRA DO BLOG APAIXONADOS POR RÁDIO 
Confira a nossa Web Rádio www.apaixonadosporradio.com

A rádio web rádio está no aplicativo Rádiosnet e no site Rádio Garden
Em breve mais novidade com a marca Apaixonados Por Rádio .