WEB RÁDIO APAIXONADOS POR RÁDIO

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

ABERT apresenta panorama da radiodifusão ao ministro Marcos Pontes em Brasília

Entidades de comunicação e especialistas debatem tecnologia e futuro do rádio e da TV

O processo da digitalização da TV, os hábitos de consumo de mídia, as novas tecnologias, o rádio pós-migração AM/FM e os desafios dos veículos de comunicação para combater notícias falsas serão alguns dos temas que serão debatidos no 1º Fórum Nacional de Radiodifusão.
Promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o Fórum será no dia 21 de fevereiro, em Brasília, e contará com a presença de entidades das empresas de comunicação, representantes da ANATEL, radiodifusores, engenheiros de telecomunicações, representantes de emissoras estrangeiras, entre outros.

O presidente da ABERT Paulo Tonet Camargo apresentará um panorama da radiodifusão comercial, incluindo a migração do rádio AM para o FM e o sucesso da digitalização do sinal de televisão, que atualmente beneficia cerca de 130 milhões de brasileiros.

Ainda sobre a TV Digital, o presidente da Seja Digital, Antônio Martelleto, o secretário do Gired, (grupo responsável pela digitalização da TV no Brasil) Martim Jales Hom, e o consultor da SET, Fernando Bittencourt estarão no painel que abordará os desafios e o cronograma para que o novo sinal esteja em todas as cidades brasileiras até 2023.

O diretor geral da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR), Juan Andrés, e o presidente da SET, Carlos Fini, apresentarão exemplos estrangeiros do setor de rádio e TV que possam ser usados no Brasil.

Os novos costumes e hábitos de assistir televisão e ouvir rádio serão abordados por Roberto Franco, do Fórum SBTVD e do SBT, e por Paulo Machado de Carvalho Neto, da Rádio Jovem Pan. No painel, os especialistas falarão sobre multitela e os novos atributos da TV e do rádio que são valorizados pelo consumidor.

A desregulamentação e a desburocratização do setor será tema debatido pelo diretor geral da ABERT Cristiano Lobato Flores, que apresentará propostas jurídicas para assegurar a celeridade dos processos que tramitam na ANATEL e no MCTIC.

"Será de extrema importância apresentar um panorama completo, das conquistas e desafios da radiodifusão, para o novo governo. O rádio e a TV empregam mais de 700 mil pessoas e é um setor importante para a economia brasileira. Além do mais, estamos falando de uma área que leva entretenimento e informações de qualidade gratuitas para toda população brasileira", afirmou Flores.

A abertura do Fórum será realizada pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes. As inscrições para o fórum já estão abertas (aqui). Confira a programação completa (aqui).

1º Fórum Nacional de Radiodifusão 

Data: 21/02, das 8h30 às 18h30

Local: Auditório professor Lourenço Chehab, na Esplanada dos Ministérios - Bloco R - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - Brasília (DF)

Com informações da ABERT