WEB RÁDIO APAIXONADOS POR RÁDIO

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Rádio UFSCar completa quatro anos



A Rádio UFSCar celebra hoje, 23 de agosto, quatro anos de operação e comemora os espaços conquistados com a proposta de inovação, diversificação e envolvimento da comunidade nas atrações da emissora.
.
Segundo Ricardo Rodrigues, diretor da Rádio UFSCar, um conjunto de princípios nortearam o funcionamento da emissora, como a colaboratividade, inovação, diversificação e utilização de softwares livres.
.
"Fomos na contra-mão das propostas que vigoravam entre as rádios. Enquanto as emissoras buscavam uma segmentação na programação, nós optamos pela diversificação, apoiando a música independente a abrindo espaços para a participação do público", afirma.
.
Atualmente, a Rádio UFSCar conta com 42 programas, que são produzidos pela equipe da emissora e também pela comunidade externa. "Um ponto positivo é que o público sempre é surpreendido com a programação da Rádio UFSCar. A diversidade e a abertura para a participação do público na sugestão de programas e músicas aumentam a relação de confiança entre a emissora e os ouvintes. Esse contato se tornou mais intenso com a utilização das redes sociais", afirma Rodrigues.
.
Além disso, a Rádio conta com programas produzidos em outras cidades brasileiras e também no exterior. O "Orelha Extra", por exemplo, é produzido em Portugal, o "Radioca" é uma parceria com a Rádio Educadora da Bahia e o "Nóis na Caixa" é feito por jovens da periferia sãocarlense.
.
Outro destaque da Rádio é a integração de novos suportes, como a Internet, que possibilita a transmissão via streaming e o contato mais intenso com o público. Além disso, a emissora é pioneira na utilização de softwares livres no gerenciamento da programação e nas ferramentas de produção.
.
"O dinamismo da cultura digital, a utilização de softwares livres e das redes sociais mostram as mudanças no cenário radiofônico. Inovamos em muitas coisas, mas sabemos que tem muito ainda a ser feito", avalia o diretor da emissora.
.
A equipe de jornalismo também prepara diariamente o "Notícias UFSCar", que busca disseminar o conhecimento científico produzido dentro das instituições de Ensino Superior brasileiras, democratizar a informação e empoderar os ouvintes a atuarem como verdadeiros cidadãos da sociedade do século XXI.
.
Em 2011, a Rádio UFSCar foi premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), por meio do projeto "Tenho uma Banda", que apoia e incentiva bandas independentes; firmou parcerias com emissoras da Associação de Rádios Públicas do Brasil (Arpub); além de atuar em projetos de educação a distância e divulgação científica.
.
A programação da Rádio UFSCar pode ser sintonizada na frequência 95,3 FM na região de São Carlos ou acessada pelo site www.radio.ufscar.br.
.
Fonte: Radio.lineup-br.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário