terça-feira, 27 de setembro de 2011

Igreja Templária assume Digital FM e Conquista FM no Leste Paulista

Uma notícia importante para o rádio do interior paulista. Duas FMs populares instaladas no turístico Circuito das Águas passam a estar sob o comando da Igreja Templária de Walter Sandro, entidade religiosa que produzirá uma programação exotérica para as essas duas estações do interior paulista. Com a informação que também foi veiculada pelo Radiocamp.org, as rádios Digital FM 106.1 e Conquista FM 90.7 já estão fora do ar na região de Campinas.

Nesses dois casos as FMs são sediadas em pequenos municípios turísticos do Circuito das Águas, região de topografia favorável para que as FMs instaladas por lá tenham sintonia de sinal na Grande Campinas. Assim como as rádios Jovem Pan 2 FM 89.9 (Serra Negra), Band FM 99.7 (Amparo) e Nativa FM 89.3 (Amparo) que sempre focaram Campinas, as populares Conquista FM 90.7 e Digital FM 106.1 também tentaram “beliscar” o mercado campineiro, mas as condições técnicas (são freqüências de baixa potência conforme imposição da Anatel) impediram coberturas locais por parte dessas FMs em Campinas (fora a presença de outras FMs).

Nas últimas duas semanas as duas FMs assumiram a programação comandada pela Igreja Templária, assumindo a identificação de “Rede Templária”. Com essa aquisição sobe para três o número de emissoras ligadas a programação exotérica no eixo Campinas – São Paulo, área que já conta com a potente Mundial FM 95.7 da Rede Mundial (instalada em Jundiaí, mas com estúdios na Avenida Paulista em São Paulo). O Radiocamp lembra que Walter Sandro já teve programas na Mundial FM, ele que é palestrante e fundador da Igreja Templária.

Também não será a primeira vez que duas FMs instaladas em localidades próximas e que cobrem praticamente a mesma área retransmitem uma mesma programação. Em dezembro de 2010 as rádios 95 FM 95.5 de Amparo (emissora que também tentou cobertura em Campinas durante a época como Objetiva SAT) e 88 FM 88.1 de Espírito Santo do Pinhal (que já foi afiliadas das redes Antena 1, Jovem Pan 2 e Classic Hits para Mogi Guaçu) assumiram grade como “Rede Romântica”.

Nos últimos meses a Digital passou a ter sua administração trocada e já chegou a ter sinal local em Campinas, fato que segundo o Radiocamp era possibilitado por uma retransmissão irregular em 106.1 FM na Grande Campinas. Já a Conquista FM é uma rádio que surgiu recentemente no Circuito das Águas, cuja concessão original é de Águas de Lindóia, mas já nasceu focando Campinas.

A Rede Templária também é retransmitida pela Metropolitana AM 1090 do Rio de Janeiro e uma 105.7 FM voltada a Ribeirão Preto (ainda não identificada se trata-se de um espaço na grade da Claretiana FM 105.7 de Batatais, cidade vizinha a Ribeirão Preto). No caso da 106.1 FM a Rede Templária já ocupava a grade da Digital FM, sempre de quinta a terça, das 22h00 às 0h00.

Em breve mais informações sobre o mercado de Campinas e outras regiões do interior paulista

Com informações do portal Radiocamp.org