WEB RÁDIO APAIXONADOS POR RÁDIO

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

RÁDIO PIRATA ATRAPALHA O SINAL DA CONQUISTA FM DE RIBEIRÃO PRETO

A Conquista FM 97.7 de Ribeirão Preto, uma das emissoras mais bem estruturadas do país, tem enfrentado problemas motivados pela presença de uma FM clandestina. A informação é baseada em relatos de colaboradores e ouvintes residentes em Ribeirão Preto, que informaram dificuldades em sintonizar o sinal da FM devido a presença de uma rádio pirata desregulada tecnicamente. A presença da emissora clandestina gera uma área de sombra no sinal da Conquista em pontos da zona leste de Ribeirão Preto.

A emissora clandestina opera em 97.3 FM e possui uma grade de programação religiosa / evangélica. Apesar da distância no dial em relação à sintonia da Conquista FM (97.3 FM em relação a 97.7 FM, canal da rádio oficializada), a pirata tem gerado interferências nos canais adjacentes a 97.3 FM, chegando a causar espúrios em 96.9 FM, 97.1 FM, 97.5 FM e 97.7 FM (sintonia da Conquista). Em rádios de sintonia menos “sensível” a presença da pirata pode anular o sinal da 97.7 FM.

As maiores interferências foram captadas nos bairros Jd Juliana, Parque dos Servidores e Jd da Palmeira, local onde a intensidade do sinal da 97.3 FM é maior. Porém existem relatos de sintonia da emissora clandestina na região norte de Ribeirão Preto, mais precisamente nos bairros Campos Elíseos e Vila Seixas. A FM clandestina também tem seu sinal captado em áreas próximas ao Centro e ao Boulevard, dando uma dimensão geral da extensa área de cobertura da estação pirata e ao problema que ela pode causar na sintonia das FMs oficiais.

A Conquista FM é uma estação de rádio com uma técnica apurada, sendo uma das maiores coberturas de sinal no interior do país. Recentemente a FM ampliou sua área de abrangência e qualidade da cobertura em Ribeirão Preto após trocar seu transmissor (conforme notícia veiculada em 2009 pelo Tudo Rádio – saiba mais logo abaixo). O sistema irradiante da FM fica localizado fora de Ribeirão Preto, no local conhecido como Morro da Conquista (próximo a divisa com Sertãozinho, sendo uma das áreas mais elevadas da região).

FONTE: TUDO RÁDIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário