WEB RÁDIO APAIXONADOS POR RÁDIO

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Rádio e notícias

Artigo publicado na revista Rádio e Negócios do mês de maio/junho

Com 4.003 emissoras, presente em 91% dos domicílios brasileiros(1), há mais de 90 anos, o rádio é fonte de informação, entretenimento e prestação de serviços.





Apesar de nos dias de hoje o gênero musical liderar o ranking em preferência, os noticiários sempre fizeram parte da rotina dos brasileiros.




Os slogans: “Testemunha ocular da história” e “O primeiro a dar as últimas”, foram criados para o primeiro radiojornalismo transmitido no Brasil na década de 40, o “Repórter Esso”. Esse programa permaneceu no ar por 28 anos (2).



No universo Target Group Index, 49.5 milhões são ouvintes de emissoras AM/FM, e destes, 53% ou 26.5 milhões declaram acompanhar noticiários pelo rádio, sejam eles locais, nacionais, internacionais, ou notícias sobre o tempo, trânsito ou policiais e por tradição liderados em alcance pelas emissoras AM.



Entre os segmentos do gênero, nos últimos cinco anos os que apresentaram maior crescimento foram notícias sobre trânsito (AM 11% e FM 19%) e tempo (AM 20% e FM 10%). Notícias policiais evoluíram em igual proporção, tanto nas AM como nas FM – 19%.



 
 

O brasileiro escuta mais rádio, seja AM ou FM, durante a semana e é de casa que a maior parte das pessoas costuma acompanhar o gênero (82%), contra 18% no automóvel e 17% no trabalho.




Os números são bem diferentes quando a análise é feita por mercados. Na região Nordeste, por exemplo, 73% dos soteropolitanos declaram acompanhar noticiário/ notícias pelo rádio.



Em contrapartida, na mesma região, somente 35% dos moradores de Fortaleza têm o mesmo hábito. Descendo para o Sudeste, Rio de Janeiro apresenta um alcance de 59% em noticiários/notícias e São Paulo 47%.



Diferente também são os perfis dos ouvintes por modalidades do gênero; enquanto os homens se envolvem mais com notícias policiais, trânsito e noticiários, as mulheres preferem ouvir a previsão do tempo.





tempo médio/dia dos ouvintes de noticiários/noticias é superior ao tempo médio do ouvinte de rádio em geral – 2h25 min e 2h15 min, respectivamente.




Mais da metade do universo em análise declara ouvir rádio diariamente (52%) e para eles o meio é muito mais fonte de informação (60%) do que de entretenimento (31%).




 
frequência escolhida pelo ouvinte para acompanhar notícias alterna ao longo do dia. Pela manhã, das 6h às 9h a maior parte procura emissoras AM; a partir das 9h e na volta para casa, quem lidera a preferência são as FM; nas primeiras horas do dia, a liderança volta para as AM.




O rádio, além de ser glocal, possui a flexibilidade de ser consumido em lugares diferentes, em casa, no carro, no trabalho etc.



Uma característica forte do rádio é o poder de consumo simultâneo com outras mídias. Do universo de ouvintes de noticiários/notícias, 28% declaram consumir o meio com jornal, revista ou internet.



O Target Group Index é um estudo "single source" sobre o consumo de produtos, serviços e mídia, estilo de vida e características sócio demográficas.



Durante a pesquisa, o mesmo entrevistado responde todas as questões do questionário, o que permite uma análise completa da base de dados em qualquer uma das 200 categorias de produtos, 3 mil marcas e 600 veículos de comunicação presentes no estudo.



Cobertura: entrevistas realizadas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões sul e sudeste. Universo pesquisado: pessoas de ambos os sexos das classes AB, C e DE, com idades entre 12 e 64 anos.



Representatividade: 45% da população brasileira entre 12 e 64 anos, o que representa 62 milhões de pessoas.


FONTE: IBOPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário