WEB RÁDIO APAIXONADOS POR RÁDIO

sábado, 14 de janeiro de 2012

Audiência Campinas: Lideres seguem crescendo em Campinas

Divulgado o mais recente resultado geral da audiência FM de Campinas, dados obtidos pelo Instituto Ibope no trimestre outubro a dezembro de 2011, sendo a primeira pesquisa divulgada em 2012. Com base na medição geral (05h-00h, todos os dias e locais), as primeiras colocadas seguem evoluindo na pesquisa, com destaque para a atual líder geral e a terceira colocada. Acompanhe:

A Educadora FM 91.7 manteve sua tendência de crescimento e cravou no atual resultado um de seus melhores índices desde que assumiu a liderança geral de audiência em Campinas. É a terceira medição que a Educadora obtém um resultado positivo, ampliando sua liderança em relação às demais rádios. A 91.7 FM também segue como única rádio jovem/pop a ocupar a primeira colocação de ranking geral de audiência. Em segundo aparece a Laser FM 93.3, emissora que após alguns deslizes nas pesquisas passadas apontou um leve crescimento na atual.

Outro destaque na pesquisa foi a nova evolução nos números da Cidade FM 92.5, emissora popular/eclética que ocupa a terceira colocação geral em Campinas. A FM está muito próxima da Laser FM, acirrando a disputa pela vice-liderança do mercado campineiro. A Cidade FM é outra rádio que vem apresentando uma evolução constante em seus números médios. Em quarto aparece a 105 FM 105.1 de Jundiaí, emissora que também obteve uma variação positiva em seus números no mercado campineiro, assegurando a manutenção da quarta posição do ranking geral.

Um destaque negativo foi a queda expressiva da Antena 1 FM 107.5, emissora que registrou sua pior média de audiência em relação aos desempenhos dos últimos meses, perdendo uma colocação no ranking geral. Quem assume a posição que era defendida pela Antena 1 é a Nativa FM 89.3, emissora que também está evoluindo aos poucos em Campinas, com crescimentos seguidos. Mesmo com a queda a Antena 1 segue na liderança do segmento adulto-contemporâneo de Campinas, ficando na sexta colocação geral.

Outra emissora que obteve um recuo considerável foi a CBN FM 99.1, emissora que também perdeu uma posição no ranking geral, sendo superada pela adulta Nova Brasil FM 89.7, rádio que agora ocupa a sétima colocação geral. A Jovem Pan 2 FM 89.9 aparece em nono geral e viu uma redução em seus números médios na comparação com a pesquisa passada, assim como a Band FM 99.7 que aparece em décimo geral. Importante lembrar que rádios como Nativa, Jovem Pan 2 e Band FM possuem seus sistemas irradiantes instalados fora de Campinas, no Circuito das Águas (fato que influencia na medição).

A Mix FM 101.1, ainda em fase de montagem e aguardando aumento de potência, registrou seu melhor índice em Campinas desde a sua estréia em junho de 2010, mas ainda está distante das principais disputas no mercado campineiro. Também foi vista melhora nos números médios da BandNews FM 106.7.

Em resumo as oito primeiras posições (ranking que conta com 15 rádios participantes) foram ocupadas pelas seguintes estações: Educadora FM 91.7, Laser FM 93.3, Cidade FM 92.5, 105 FM 105.1, Nativa FM 89.3, Antena 1 FM 107.5, Nova Brasil FM 103.7 e CBN FM 99.1 (05h-00h, todos os dias e locais).

FONTE: TUDO RADIO