WEB RÁDIO APAIXONADOS POR RÁDIO

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Presença da Deus é Amor diminuiu no FM entre São Paulo, Campinas e Sorocaba

Mais uma curiosidade para o mercado de rádio. Há exato 1 ano o Tudo Rádio.com realizou um levantamento sobre a cobertura da programação religiosa da Igreja Deus é Amor nos dials AM e FM das regiões de São Paulo, Campinas, São José dos Campos, Santos e Sorocaba. A instituição religiosa chamou a atenção do mercado por ocupar vários canais de rádios em regiões próximas, chegando a atingir praças importantes com até três canais em alguns casos. Doze meses após esse panorama é possível perceber que a “presença” da programação Deus é Amor diminuiu nessas áreas. Acompanhe:


Em maio de 2011 era possível ouvir a programação Deus é Amor através dos seguintes canais: São Paulo e região metropolitana era atingida via 91.9 FM, 97.3 FM, 560 AM, 1260 AM e 1300 AM. Campinas era coberta pelas estações 93.9 FM, 96.5 FM e 540 AM (grade parcial). Sorocaba convivia com a Deus é Amor em 103.9 FM e 100.5 FM. Desses canais listados acima, as frequências 97.3 FM, 96.5 FM e 100.5 FM deixaram a rede religiosa da Igreja Pentecostal Deus é Amor. Os canais 100.5 FM de Jacareí (vizinha a São José dos Campos) e 91.9 FM (originado de São Vicente, litoral paulista) seguem com a rádio religiosa.

Essas mudanças ocorreram devido a não renovação dos contratos que estavam em vigência há um ano. Existe a possibilidade não confirmada oficialmente que o acumulo de emissoras em uma mesma região é devido à iminência de encerramento de alguns contratos, mantendo assim a presença da Deus é Amor nesses centros mesmo com o fim dos trabalhos em alguns canais. No canal 96.5 FM da Grande Campinas a região passou a contar com a popular Iguatemi e a 97.3 FM da Grande São Paulo atua hoje como Super Rádio Tupi (originada da 1150 AM de São Paulo). Já os 100.5 FM de Sorocaba abrigam uma nova fase do projeto da Tupi FM para o mercado sorocabano.

A maioria desses canais que seguem com a rádio religiosa não são estações com sistemas irradiantes instalados nas sedes dos municípios alvos da programação, com destaque para a 91.9 FM que está na divisa entre a Baixada Santista e a Grande São Paulo, passando a ser sintonizada com certa facilidade em parte da região metropolitana da capital paulista, além da boa cobertura de sinal no litoral. Já a 93.9 FM da Grande Campinas é sediada em Mogi Mirim e teve grande parte da sua trajetória conhecida devido os trabalhos como Transamérica entre 1998 e 2010 (rádio que hoje está em 91.1 FM, concessão da cidade de Itapira).

A Deus é Amor não é uma exclusividade de São Paulo e do interior paulista. A rede está presente em outros mercados brasileiros, principalmente na faixa AM de capitais como Curitiba, Fortaleza, Salvador, Goiânia, entre outras cidades importantes. Em FM a rede também conta com repetidoras na Grande Porto Alegre, Porto Velho, interior de Minas Gerais, entre outras localidades.


FONTE: TUDO RÁDIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário