WEB RÁDIO APAIXONADOS POR RÁDIO

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Educadora FM de Campinas é sintonizada em São Paulo

Uma curiosidade para ouvintes e profissionais da área de rádio que costumam correr os dials FMs de suas regiões para verificar o que está sendo captado no espectro FM. A Educadora FM 91.7 de Campinas, emissora líder de audiência no mercado onde atua (dados do Instituto Ibope) e reconhecida no setor pelo seu porte técnico, passou a ser sintonizada com certa facilidade em vários pontos de São Paulo e região metropolitana


A distância existente entre a sintonia 91.7 FM e os canais ocupados por outras FMs legalizadas sediadas em São Paulo e proximidade livra a frequência de interferências com as rádios locais, sendo um “reduto” para a pirataria operar sem dividir espaços com estações mais potentes. Porém nos últimos 10 anos a interferência em 91.7 FM aumentou com o crescimento de rádios clandestinas atuando nessa faixa de frequência, onde as piratas começaram a disputar espaços com outras estações ilegais. A ocupação pirata em 91.7 FM impedia o avanço do sinal da Educadora FM já na parte norte da Grande São Paulo.


 A emissora campineira possui um porte técnico considerável, sendo sintonizada em áreas distantes de 150 km de sua sede (situação observada no interior de São Paulo), porém para a capital a Educadora já tinha dificuldades de superar as áreas ao sul de Jundiaí, região que está localizada a menos de 50km em linha reta de sua torre. Toda essa dificuldade do sinal caminhar sentido a capital era causada por estações clandestinas em 91.7 FM instaladas em vários pontos da Grande São Paulo.


A distância entre a capital e a base da torre da Educadora é inferior a 80km em linha reta. Quando há canais livres é possível sintonizar outras FMs campineiras em São Paulo, como são os casos das rádios Jovem Pan FM 89.9 e Antena 1 FM 107.5 (principalmente em determinadas áreas da zona norte paulistana). Esse trabalho que é realizado pelo C.I.P.I. (Centro de Investigação e Prevenção de Interferências) em conjunto com autoridades competentes tem a intenção de liberar espaços para mais uma FM comercial que irá operar em 91.7 FM na capital paulista e região metropolitana.

Trata-se de uma FM do segmento adulto-contemporâneo que ainda não possui data de estréia definida, estação que irá ocupar a concessão que antes abrigava a Litoral FM de São Vicente e que recentemente foi alterada de 91.9 FM para 91.7 FM (evitando assim um conflito de sinal com a SulAmérica Trânsito FM 92.1 na Grande São Paulo). fonte: tudo rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário