WEB RÁDIO APAIXONADOS POR RÁDIO

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Imprensa brasileira está menos livre, segundo estudo

O Brasil caiu no ranking de imprensa livre, conforme um estudo divulgado em Washington, capital dos Estados Unidos. A pesquisa Freedom House registra que o número de países com mídia totalmente livre caiu para o menor nível em 16 anos.

Conforme o levantamento, a queda do Brasil foi causada pelo aumento no número de jornalistas assassinados no ano passado, além da influência política e empresarial no conteúdo dos veículos.

Ações judiciais contra blogueiros e sites, a crimes de internet também estão entre os motivos. Outro ponto reforçado pelo relatório é a criação de leis que ameaçam a liberdade de expressão.

O estudo mostra ainda que, da população latino-americana em 2012, 20% esteve em países “sem imprensa livre”. Em Cuba, o trabalho jornalístico segue restrito, por exemplo – o país está na lista dos oito mais mal situados do mundo no ranking. Honduras e México também não mostram resultados positivos. A Freedom House diz que as regiões mantêm “altos níveis de violência e intimidação contra os veículos de imprensa”.

FONTE: AUVARO MAIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário