WEB RÁDIO APAIXONADOS POR RÁDIO

terça-feira, 11 de junho de 2013

Novos testes com rádio digital deverão ocorrer no segundo semestre

A Comissão Técnica do Conselho Consultivo de Rádio Digital do Ministério das Comunicações se reuniu na quarta-feira passada para definir os parâmetros para os novos testes propostos pelo governo nos dois sistemas de rádio digital que se apresentaram para serem adotados no Brasil, o DRM e HDRadio. Os testes irão abranger as faixas de Ondas Curtas, Ondas Médias (AM) e FM de baixa potência (comunitárias) e de alta potência.
 
De acordo com as informações da comissão, os testes em OC serão conduzidos pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a partir de Brasília, somente em DRM, pois o HDRadio trabalha nesta banda. Os testes em OM, ao que tudo indica, também serão somente em DRM, pois o sistema americano não apresentou teria apresentado até a reunião os seus dados para que o Minicom realize o planejamento dos parâmetros a serem testados. Em FM de alta potência foi decidido que os testes serão realizados em São Paulo capital, mas ainda não havia sido definida a emissora.
 
Os testes em FM de baixa potência (comunitárias) serão feitos em Santa Catarina, também em emissora a ser escolhida. O engenheiro Flávio Lima do Minicom ressaltou a importância da conclusão de todos os testes em 2013, em virtude de que a decisão já está atrasada e este atraso prejudica todo o meio radiofônico. Flávio Lima também deseja fazer um teste que chamou de “laboratório”, em Brasília, em FM de baixa potência com condições ideais de propagação, para que a variação da potência e de outros parâmetros possam ser claramente medidas.
 
Outros parâmetros dos testes também estão sendo definidos: os dois sistemas serão testados em seu modo mais robusto (maior alcance e menos serviços) e seu modo mais completo (maior quantidade de serviços – 3 canais de áudio e um de dados com capacidade de fluxo de bits para transmissão até de vídeos, no caso do DRM). Todos os parâmetros e definições serão homologados na reunião do Conselho do Rádio Digital que acontecerá no dia 25 de junho. A reunião será no auditório do MiniCom, em Brasília, das 9h30 às 18h.
 
Com informação do Rádio e Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário