WEB RÁDIO APAIXONADOS POR RÁDIO

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Comunicadores e Jornalismo unem forças na Rádio Capital





A Rádio Capital faz de seus carismáticos e experientes comunicadores um grande apelo popular. É por meio de apresentadores de estilos característicos, como Eli Corrêa, Paulo Lopes, Paulo Barboza, Paulinho Boa Pessoa, Cinthia e José Carlos Gomes, que a Capital é líder de audiência nas tardes do rádio AM na região metropolitana de São Paulo e disputa o primeiro lugar pela manhã. Nos últimos anos, a direção da Rádio Capital e os próprios comunicadores passaram a levar em conta que programas de músicas bonitas e histórias comoventes devem também ficar atentos a um desejo concreto dos ouvintes: o de serem bem informados e, com isso, passarem a ter opinião própria. É nesse panorama que o jornalismo age como parceiro eficiente, num trabalho em equipe, para a valorização de cada programa, pela manhã, à tarde e à noite. Com o avanço da tecnologia, surgiram novos meios de difusão da informação, mas o rádio continua firme, ágil, criativo e versátil no papel de espalhar notícias. E o público da Rádio Capital tem ansiedade por noticiais confiáveis, de acordo com pesquisa encomendada pela emissora há alguns meses.

Os resultados da pesquisa foram debatidos entre a direção da Capital e os comunicadores, que, mesmo conservando o estilo básico, modernizaram seus programas, tendo ampliado espaço para o Jornalismo. É o que faz Eli Corrêa, não só contando com os boletins habituais como também com a entrada de repórteres no ar sempre que ocorre algo interessante. Paulo Lopes aumentou o boletim das 10h30, de 5 para 15 minutos, num diálogo com os repórteres. A mesma preocupação em informar ocorre com Paulo Barboza, Paulinho Boa Pessoa, Cinthia e José Carlos Gomes.

O Departamento de Jornalismo, coordenado por Luiz Carlos Ramos, conta com uma equipe aguerrida e de talento. Por ordem alfabética: Ana Paula Novaes, Basílio Silva, Carla Mota, Carolina Mattos, Cid Barboza, Pedro Torres, Rafael Esgrilis, Raquel Rieckmann, Ronaldo Pantera Lopes. A mais recente revelação é David Nascimento, que cobriu férias de fevereiro a abril.

O Esporte também merece atenção da Capital, não apenas por causa da Copa do Mundo: pesquisas mostram que essa emissora está entre as líderes do rádio AM de São Paulo nas Jornadas Esportivas, sendo prestigiada tanto pelo público masculino quanto pelo feminino. Desde julho de 2013, os jogos dos Campeonatos Paulista e Brasileiro e da Copa do Brasil são transmitidos pela Equipe Capital ESPN Brasil, graças ao acordo de parceria entre a Capital e a ESPN Brasil. Por outro lado, o público da Capital também poderá acompanhar os jogos do Brasil e outras partidas importantes da Copa do Mundo, a partir de 12 de junho: está em vigor o contrato assinado com a Rádio Tupi, do Rio de Janeiro, no ano passado, e que já havia possibilitado a difusão da narração dos jogos da emissora carioca durante a Copa das Confederações. Assim, durante a Copa, a Rádio Capital manterá sua programação normal, com todos os comunicadores e com o Departamento de Jornalismo, porém entrando em rede com a Tupi do Rio no momento em que a seleção brasileira entrar em campo.

Rádio Capital: 1040 kHz.
www.radiocapital-1040.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário