WEB RÁDIO APAIXONADOS POR RÁDIO

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Telebras afirma que primeira fase das transmissões para Rádios foi sucesso na Copa

Estatal que fornece infraestrutura para transmissão dos jogos comemora sucesso do trabalho

A Telebras divulgou que concluiu com sucesso a transmissão dos 48 jogos da primeira fase da Copa do Mundo, sem nenhum erro na sua rede de fibra óptica que interliga as 12 arenas ao Centro Internacional de Coordenação de Transmissão (IBC) da FIFA no Rio de Janeiro. A Telebras é a empresa responsável pela infraestrutura que está sendo usada na transmissão de imagens de alta definição (HDTV – vídeo e áudio) dos jogos da Copa.

A Telebras utilizou na construção deste anel óptico, de 15.280 km de extensão, equipamentos de última geração, para garantir uma alta qualidade e confiabilidade na transmissão dos vídeos, como ocorreu na Copa das Confederações, no ano passado. Para garantir a alta qualidade das imagens, serão utilizados links redundantes de 30Gbps, conectando todos os estádios participantes do torneio ao IBC no Riocentro.

Esses links garantem uma qualidade acima do praticado hoje no mercado de telecomunicações, que, conforme exigência da FIFA, atingem o patamar mínimo de disponibilidade de 99,99%. A qualidade dos serviços executados pela Telebras, que permitiu transmissões de padrão internacional na Copa das Confederações, foi elogiada pelo próprio comitê organizador da Fifa.

A tecnologia utilizada pela Telebras para iluminar as fibras é o DWDM (Dense Wavelengh Division Multiplexing), com equipamentos desenvolvidos no País, e que permite a transmissão simultânea de diversas programações em alta definição (HDTV). Essas infraestruturas se incorporam à rede da Telebras como parte das redes metropolitanas e ficam como legado para utilização no Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), oferecendo banda larga de alta velocidade a preços mais baixos, além de servirem para atendimento às redes de governo.

Até o mês de maio de 2014, a Telebras investiu R$ 89,4 milhões com a implantação de infraestrutura de fibra óptica para atender as demandas da Copa do Mundo de 2014. Este valor engloba os dispêndios de 2012, 2013 e os cinco primeiros meses deste ano.


Via.