quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Jovem Pan AM de São Paulo realizará testes em FM estendido a partir de quinta-feira

Rádio deverá operar em 84.7 FM e terá sintonia em toda a capital paulista

A migração das AMs para o FM começa a sair do papel. Conforme noticiado na semana passada pelo Tudo Rádio (clique aqui) a Jovem Pan AM 620 de São Paulo recebeu uma autorização do Ministério das Comunicações para poder iniciar os testes de sinal no chamado “FM estendido” (faixa que vai de 76 MHz até 87 MHZ e receberá as AMs nos grandes centros). A partir da próxima quinta-feira (21) a emissora deverá iniciar as transmissões em FM estendido, podendo ser captada a partir da frequência 84.7 FM. Na manhã de hoje os técnicos da Jovem Pan já realizavam o procedimento de instalação da nova FM, estrutura que estará presente na torre que já abriga a Jovem Pan FM 100.9.

O teste que será realizado pela Jovem Pan terá um papel importante nesse processo da migração das rádios AMs para o FM estendido. Através desse procedimento será possível acompanhar a propagação do sinal da estação nessa faixa, estrutura que estará devidamente orientada para não gerar interferências em canais de televisão da Grande São Paulo, Grande Campinas e da Baixada Santista. A faixa do chamado “FM estendido” é a mesma utilizada pela TV analógica, sistema que está próximo do desligamento devido a total migração para a sintonia digital (prazo que já passou por uma série de mudanças e hoje está previsto para ser iniciado em 2015 e finalizado em 2018).

Quem tiver um rádio com FM estendido (alguns receptores já contemplam essa faixa. FMs presentes em MP3 Players e celulares também captam o estendido através da seleção de “banda japonesa”) poderá ouvir os testes que serão realizados pela Jovem Pan AM em 84.7 FM. Foram instalados dois elementos na estrutura que já abriga a 100.9 FM, porém com uma orientação diferente em relação à Jovem Pan FM para evitar interferências em outros serviços de comunicação. A 84.7 FM estará apontada na direção da Praça da Sé, marco zero de São Paulo. Conforme a Jovem Pan realize os testes as informações serão repassadas ao mercado, sendo determinantes para os próximos passos da migração para o FM estendido.

A torre da Jovem Pan está no topo do edifício que abriga os seus estúdios, localizado no número 807 da Avenida Paulista (esquina com a Alameda Joaquim Eugênio de Lima).







FONTE: SITE BIQUAD