WEB RÁDIO APAIXONADOS POR RÁDIO

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Radialistas se reúnem em congresso para debater defesa da profissão e desafios que emergem para a categoria

Assembleia de tirada de Delegados ao 9º Congresso Estadual dos Radialistas de São Paulo

Com o tema "Os trabalhadores em radiodifusão e televisão e o futuro da profissão" os radialistas paulistas se reúnem em Itanhaém, litoral sul de São Paulo, em seu 9º Congresso Estadual. O evento acontece nos dias 24, 25 e 26 de abril próximo. Serão dezenas de delegados, convidados e observadores, que debaterão sobre a defesa da profissão e os desafios que emergem para a categoria.

O congresso da categoria dos trabalhadores é sua estância máxima. É como se fosse a "assembleia das assembleias". Nela os delegados, eleitos em assembleia e escolhido pelos trabalhadores, se reúnem para discutir, entender a situação em que se encontram os radialistas na ordem vigente e traçar planos de luta, em defesa e de conquista de novos direitos. 

Temáticas como a Conjuntura Nacional e Internacional serão abordadas, já que elas dão base para entender os problemas e desafios a serem enfrentados. As discussões temáticas ajudam na compreensão de situações que inter-relacionam com a classe dos trabalhadores e também com sua categoria. 

Os temas a serem abordados no congresso dos radialistas paulista são, além da Conjuntura Política (nacional e internacional); Satelitização; Arrendamentos, vendas e locação de horários e de empresas de radiodifusão e plano de lutas, para o período de agora, até o próximo congresso. 

Diversas propostas deverão ser apresentadas e que deverão guiar a direção do sindicato, como instrumento de luta e defesa dos trabalhadores, nos desafios que são apresentados aos radialistas. Toda essa discussão tem há ver a organização tática e estratégica, que a categoria deve implementar para defender seus interesses.

Nos últimos tempos a classe dos trabalhadores tem sofrido enormes ataques por parte dos patrões, em todas as frentes. Desde o não cumprimento das Leis trabalhistas, o assédio moral e demissões, agora invadem outro campo; o Congresso Nacional. E com os radialistas não é diferente.

Já postamos aqui sobre o PL 4330, que trata sobre as terceirizações das relações de trabalho e que o sindicato é contra, pois além de reduzir salários, aumentar a carga de trabalho, acidentes e doenças profissionais é regra, nessa condição de trabalho. Mas essa não é a única pauta do congresso dos radialistas paulista, como informamos acima.

Sindicatos ou centrais sindicais, que não fazem esse debate com os trabalhadores, reflete sua distância política da vida do trabalhador. Seja com sua profissão, sua categoria seja com a sociedade em que o trabalhador esteja inserido.

Trabalhador informado, está mais preparado para enfrentar os problemas da profissão e os desafios que surge para sua categoria.


FONTE: SITE BIQUAD