WEB RÁDIO APAIXONADOS POR RÁDIO

sexta-feira, 12 de junho de 2015

RÁDIO BJ FM COMPLETA 19 ANOS DE ATIVIDADES EM RIBEIRÃO BONITO


A Rádio Comunitária Bom Jesus fm de Ribeirão Bonito completou 19 anos na data de hoje dia 12 de junho de 2015 .
A Radio Bj fm começou os seus trabalhos no dia 12 de junho de 1996 nos altos de uma das torres da igreja matriz de Ribeirão Bonito na frequência de 102.9 mhz.

Naquela época era uma grande novidade que chegava na cidade presépio e a ideia da implantação de uma rádio comunitária surgiu quando o governo federal divulgou sobre a possibilidade de autorizar por intermédio do antigo Dentel ( Departamento de Telecomunicações) ligado ao Ministério das Comunicações o funcionamento de emissoras de rádio com alcance inferior a 25 wats de potência. Isso significa que a abrangência da programação desse tipo de emissora ficaria limitada a uma área pequena que em alguns casos não chegaria a cobrir o próprio município dependendo das dimensões do município.
No caso de Ribeirão Bonito um grupo de munícipes juntamente com o pároco da cidade o Padre Morales abraçou a ideia e logo se dispôs a remeter todos os documentos exigidos pelo Ministério das Comunicações para a posterior autorização. Ribeirão Bonito foi uma das primeiras emissoras a receber a outorga para funcionamento de rádio comunitária no Estado de São Paulo.

Em 1.998 a emissora parou as suas atividades para legalizar os seus documentos e ser uma verdadeira rádio comunitária. Nesse período até o ano de 2.000, surgiu duas Rádio "Comunitárias" . Que são elas, a rádio antares fm em 106.9 mhz e a  Rádio IBDI FM  na mesma frequência . 

Essas duas emissoras não duraram muito tempo, pois em 26 de julho de 2001 a rádio bom jesus fm estava oficializada como a rádio comunitária de ribeirão bonito em 104.9 mhz   ( ASSOCIAÇÃO CATÓLICA CULTURAL DE PROMOÇÃO SOCIAL PADRE CASSIMIRO MIKUKI ).

Mais somente no dia 5 de agosto de 2001 a radio foi colocada no ar para toda ribeirão bonito. No mesmo ano a emissora também colocou no ar a transmissão da sessão da  câmara  municipal de ribeirão bonito e naquela época o prefeito foi contra a transmissão e os vereadores de uma forma unanime foi favorável a transmissão das sessões da câmara municipal de ribeirão bonito. 


Em 2003 foi implantado na rádio bj a equipe de esportes, sobe o comando de Edmo Marchetti, Com transmissões do campeonato amador  d campo e do futsal de quadra. As transmissões eram um sucesso e a população ficava entusiasmado com a novidade.  era fácil de se ver nos eventos esportivos pessoas com o radinho de pilha na mão para poder acompanhar a transmissão. 



Em julho de 2006 a diretoria da BJ FM a frente o radialista Sérgio Ronco propôs a ideia de inaugurar o novo prédio  que o seu estúdio da bj fm passaria a se chamar: Estúdio Jornalista Geraldo Blota, uma das maiores homenagens recebidas pelo Geraldo Blota, de acordo com seu próprio depoimento, foi cravar seu nome na emissora de sua cidade, Ribeirão Bonito.


A vida política de Ribeirão Bonito foi acompanhada pelo GB, como era carinhosamente conhecido, com muito interesse. Queria o melhor para a sua cidade. Entendia muito bem as regras políticas, pois foi vereador em São Paulo por 16 anos.
De lá para cá a emissora vem com a sua programação, uma boa parte  é religiosa, e ainda com os seus locutores totalmente voluntários, ninguém dessa emissora ganha um centavo para poder levar uma boa musica e informação.

TEXTO E ÁUDIOS
ADRIANO FERREIRA