WEB RÁDIO APAIXONADOS POR RÁDIO

sábado, 22 de agosto de 2015

Rádio UFSCar estreia novos programas

logo_radio_hi


A Rádio UFSCar, que opera em 95,3 FM, estreou na sexta-feira, dia 21 de agosto, a temporada do segundo semestre de 2015, com novos programas e edições inéditas dos que já constavam na programação. A nova temporada é resultado da chamada pública aberta no início deste ano visando o recebimento de propostas por parte da comunidade.

Ao todo foram recebidas 42 propostas, originárias da comunidade universitária e da cidade, que foram avaliadas pelo Conselho Editorial. “A atuação do Conselho Editorial da Rádio UFSCar, que é uma instância que amplia os horizontes de participação na gestão da emissora, vem ocorrendo no sentido de democratizar e aumentar a transparência em relação ao seu funcionamento. Especificamente sobre a nova programação, coube a esse órgão, devidamente apoiado pela equipe técnica da Rádio, a decisão final sobre os programas propostos pela comunidade. Além disto, a construção da nova programação vem sendo constantemente discutida nessa esfera”, explicou o presidente do Conselho, Bernardo Arantes do Nascimento Teixeira.

A programação da temporada do segundo semestre da Rádio UFSCar conta com um total de 48 programas, sendo 19 estreias, produzidos pela própria Rádio, co-produzidos com a comunidade e veiculados em outras emissoras, de caráter jornalístico, de discotecagem musical variada, de entrevistas e interprogramas.
Estão contemplados diferentes estilos musicais e manifestações culturais, como nos casos dos programas “Subcultura”, “Rock na Trilha”, “Cantos e Cantigas” e “Conversa Instrumental”. Debates de tema específicos associados à produção musical podem ser conferidos no “De Galho em Galho”, que aborda as espécies de aves brasileiras, e “Às Margens da Cidade”, que relaciona músicas das periferias urbanas brasileiras e estrangeiras às mudanças sociais nas cidades. Também podem ser destacados o “Cidadania Digital”, que trata do uso responsável e seguro dos recursos digitais, “Na Trilha dos Bondes”, que conta a história dos bondes em São Carlos, e “Manhee”, com foco no universo da maternidade e da paternidade. Além disso, programas que já eram veiculados, como “Cordas e Acordeon”, “Independência ou Marte”, “A Arte do Blues”, entre outros, ganham edições inéditas.

Os programas especiais serão veiculados durante a semana, das 17 horas até a meia-noite e nos finais de semana a partir das 7 horas. 
Para o gerente da Rádio UFSCar, a temporada do segundo semestre concretiza o caráter democrático e de participação da comunidade, que são os pilares da construção da emissora. “O ‘Escute Diferente’, slogan que sempre acompanhou a Rádio UFSCar desde a sua criação, continua dando a oportunidade de voz para as mais diversas manifestações culturais, musicais e sociais”, explica.

Histórico
A Rádio UFSCar iniciou suas operações no dia 23 de agosto de 2007, sendo uma outorga do Ministério das Comunicações à Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal de São Carlos (FAI.UFSCar). Construída com a participação da comunidade acadêmica e de São Carlos, a emissora educativa é a primeira a operar 100% em software livre. Sua programação diversificada é transmitida 24 horas nos sete dias da semana na frequência 95,3 FM ou pela internet, no site www.radio.ufscar.br.

FONTE: RÁDIO AMANTES