WEB RÁDIO APAIXONADOS POR RÁDIO

terça-feira, 22 de setembro de 2015

SÃO CARLOS: RÁDIO UFSCAR COMEMORA O DIA DO RÁDIO

dia do radio


No dia 25 de setembro de 1884 nasceu Edgard Roquette-Pinto, considerado o “pai da radiodifusão no Brasil”. Em alusão à data, ficou estabelecido que neste dia, 25 de setembro, comemora-se o “Dia do Rádio”. Cumprindo seu papel de emissora educativa, democrática e participativa, a Rádio UFSCar 95,3 FM, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) e a FAI.UFSCar e com o apoio do Senac-São Carlos, promove neste dia, no Campus São Carlos da UFSCar, workshops e palestras sobre a temática rádio com o objetivo de abrir espaço para a formação na área de comunicação radiofônica ao trazer uma reflexão sobre o momento atual e debater perspectivas para o futuro da radiodifusão no País.
dia do radio
No período da manhã, no Auditório 1 da Biblioteca Comunitária, na área Norte do Campus, serão realizados dois workshops. Das 9 às 10h30, Sarah Murari e Eduardo Moraes, do Senac, ministram o workshop “Locução no Rádio”.
Às 10h30, Cristiano Amaral e Diego Doimo, da Rádio UFSCar, apresentam o workshop “Introdução ao Rivendell – Software Livre de Automação da Rádio”. Já a programação do período da tarde conta com palestras e debates sobre a “Formação radiofônica”, “Histórias orais no Rádio” e “Perspectivas para a radiodifusão no Brasil”. Elas têm início às 14h e serão realizadas no auditório da ADUFSCar, localizado na área Sul do Campus.
O evento, que integra uma Aciepe coordenada pela professora Débora Burini, do Departamento de Artes e Comunicação (DAC), é gratuito e aberto ao público. As inscrições devem ser feitas pelainternet. Mais informações pelo email radio@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8099.
Acesse também o evento no Facebook e fique por dentro das novidades.
Dia do Rádio
No dia 25 de setembro, data do nascimento de Roquette-Pinto, o “Pai do Rádio Brasileiro”, comemora-se o Dia do Rádio. Roquette foi um médico legista, professor, escritor, antropólogo, etnólogo e ensaísta brasileiro. No aniversário de 100 anos da Independência do Brasil, em 1922, ocorreu no Rio de Janeiro, capital federal na época, uma feira internacional, em que foi apresentada uma nova tecnologia que fazia sucesso nos Estados Unidos: a radiodifusão. Para demonstrar o uso desse meio de comunicação, foi instalada uma antena no Corcovado e, então, foi realizada a primeira transmissão radiofônica no Brasil. Roquette, já um educador na época, enxergou ali uma importante máquina para a educação. Tentou convencer o governo federal a comprar os equipamentos, mas foi a Academia Brasileira de Ciências quem foi convencida e fez a aquisição. Assim, em 30 de abril de 1923 entrou em operação a primeira rádio do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada e dirigida por Roquette-Pinto.
fundo TV - logos3
Rádio UFSCar
A Rádio UFSCar iniciou suas operações no dia 23 de agosto de 2007, sendo uma outorga do Ministério das Comunicações à Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal de São Carlos (FAI.UFSCar). Construída com a participação da comunidade acadêmica e de São Carlos, a emissora educativa é a primeira a operar 100% em software livre. Sua programação diversificada é transmitida 24 horas nos sete dias da semana na frequência 95,3 FM ou pela internet, no sitewww.radio.ufscar.br.