Objetivo
Capacitar o aluno sobre o processo de produção de jingles até a finalização da peça, por meio da utilização de elementos sonoros e música associada a estratégias de fixação de marcas.
Público-alvo
Produtores de áudio, sonoplastas, programadores musicais, Djs, músicos, alunos e profissionais da área de Comunicação e de agências de Propaganda e Marketing, Rádio, TV e Cinema.
Diferenciais
O workshop de Produção de Jingles do Senac diferencia-se pela abordagem conceitual e prática, permitindo aos participantes conhecerem todo o processo de produção de jingles até a finalização da peça.
(Carga horária: 15 horas)
Capacitar o aluno sobre o processo de produção de jingles até a finalização da peça, por meio da utilização de elementos sonoros e música associada a estratégias de fixação de marcas.
Público-alvo
Produtores de áudio, sonoplastas, programadores musicais, Djs, músicos, alunos e profissionais da área de Comunicação e de agências de Propaganda e Marketing, Rádio, TV e Cinema.
Diferenciais
O workshop de Produção de Jingles do Senac diferencia-se pela abordagem conceitual e prática, permitindo aos participantes conhecerem todo o processo de produção de jingles até a finalização da peça.
(Carga horária: 15 horas)
Panorama de mercado
O jingle é considerado uma das ferramentas indispensáveis para o processo de fixação de marcas. Essas pequenas peças musicais, cujo potencial ajudam a vender e fixar ideias, tornam-se sucesso nos meios de comunicação e público. O uso de elementos sonoros e música associado a estratégias de repetição, rimas e refrões de fácil assimilação marcam presença nos diversos perfis de consumidores.
Atuação no mercado de trabalho
O jinglista produz a música, com base no público-alvo, adequando ao veículo de comunicação e associando o slogan do produto em forma de letra, a fim de animar e trazer "vida" ao produto ou serviço do anunciante. O processo de elaboração de um jingle envolve muita criatividade, conhecimento técnico, musicalidade, sensibilidade e talento.
A equipe para a produção de jingle é formada por produtores, locutores, letristas, músicos e arranjadores, coristas, além de técnicos de som.
O jingle é considerado uma das ferramentas indispensáveis para o processo de fixação de marcas. Essas pequenas peças musicais, cujo potencial ajudam a vender e fixar ideias, tornam-se sucesso nos meios de comunicação e público. O uso de elementos sonoros e música associado a estratégias de repetição, rimas e refrões de fácil assimilação marcam presença nos diversos perfis de consumidores.
Atuação no mercado de trabalho
O jinglista produz a música, com base no público-alvo, adequando ao veículo de comunicação e associando o slogan do produto em forma de letra, a fim de animar e trazer "vida" ao produto ou serviço do anunciante. O processo de elaboração de um jingle envolve muita criatividade, conhecimento técnico, musicalidade, sensibilidade e talento.
A equipe para a produção de jingle é formada por produtores, locutores, letristas, músicos e arranjadores, coristas, além de técnicos de som.
Este workshop é destinado a produtores de áudio, sonoplastas, programadores musicais, DJs, músicos, estudantes e profissionais de comunicação, propaganda e marketing, rádio, TV e cinema.
Proposta metodológica
O workshop engloba aulas teóricas e práticas, reproduzindo a situação real de trabalho em um estúdio de gravação. O participante acompanha as produções até a cópia final, com audição e análise de todas as peças apresentadas pelos grupos.
O workshop engloba aulas teóricas e práticas, reproduzindo a situação real de trabalho em um estúdio de gravação. O participante acompanha as produções até a cópia final, com audição e análise de todas as peças apresentadas pelos grupos.
Briefing
- O que é o briefing.
- Importância do briefing e critérios apresentados pelo cliente.
- Legislação – direitos autorais.
- Conceitos e tipos de jingles.
Produção (em grupo)
- Análise do briefing e criação de letra e música.
- Definição do ritmo e do jingle.
- Confecção do playback.
- Uso do software para a escolha dos samples e loopings, confecção dos arranjos musicais para cada jingle.
Projeto final
- Gravação final, mixagem e finalização.
- Audição e análise dos trabalhos.
- O que é o briefing.
- Importância do briefing e critérios apresentados pelo cliente.
- Legislação – direitos autorais.
- Conceitos e tipos de jingles.
Produção (em grupo)
- Análise do briefing e criação de letra e música.
- Definição do ritmo e do jingle.
- Confecção do playback.
- Uso do software para a escolha dos samples e loopings, confecção dos arranjos musicais para cada jingle.
Projeto final
- Gravação final, mixagem e finalização.
- Audição e análise dos trabalhos.
O Senac confere certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.