WEB RÁDIO APAIXONADOS POR RÁDIO

sábado, 29 de outubro de 2016

Obrigatório no rádio, ‘A Voz do Brasil’ estreia formato mais interativo

Na próxima segunda-feira, 31, o programa 'A Voz do Brasil', da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), apresenta novo formato. O programa de rádio mais antigo do país será mais interativo e próximo do cidadão. Haverá novos quadros, com jornalismo, prestação de serviço e diálogo com os ouvintes.

A ideia é oferecer um programa que lembre menos o formato solene e distante de décadas anteriores e tenha uma linguagem mais descontraída, mais próxima do cidadão. O programa contará com novos apresentadores, Airton Medeiros e Gláucia Gomes.
“A ideia da nova 'A Voz do Brasil' é aproximar o cidadão, trazê-lo para perto da notícia, da informação. Fazer com que o cidadão interaja com o que fazemos aqui na EBC. A gente não pode estar distante”, diz Gláucia.

voz-do-brasil
(Imagem: Agência Brasil)
Os ouvintes poderão tirar suas dúvidas sobre programas sociais, sobre o trabalho do presidente da República e ministros, além de pedir informações sobre como tirar documentos, por exemplo, e fazer perguntas a integrantes do poder Executivo.
Veiculado diariamente (exceto aos sábados, domingos e feriados) das 19h às 20h, os primeiros 25 minutos são dedicados às notícias sobre o poder Executivo. As mudanças da nova 'A Voz do Brasil' se darão nesta parte do programa. A produção dos outros 35 minutos é de responsabilidade dos poderes Legislativo e Judiciário.

História

Produzida há 81 anos, 'A Voz do Brasil' é o programa de rádio mais antigo do país e do Hemisfério Sul ainda em execução. Começou em 1935, na época do Estado Novo, da era Vargas. O programa nasceu com o objetivo de fazer propaganda do Estado Novo e se chamava 'Programa Nacional'. Em 1938, a veiculação passou a ser obrigatória nas rádios, com o horário fixo das 19h às 20h, e o nome do programa mudou para 'A Hora do Brasil'.

O nome 'A Voz do Brasil' foi adotado a partir de 1971. Ao longo dos anos, passou por reformulações. Em 1998, por exemplo, foi incluída uma voz feminina na locução. 'A Voz do Brasil' alcança hoje cerca de 60 milhões de brasileiros e é transmitida em todas as emissoras de rádio do país.

*Edição: Graça Adjuto.

Fonte: Portal Comunique - se