WEB RÁDIO APAIXONADOS POR RÁDIO

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Alerta: “Flash Player” está com os dias contados. Rádios devem se adaptar

Próxima atualização do Google Chrome deverá impedir a utilização do recurso “Flash Player”, preferido por grande parte das emissoras brasileiras


Um alerta às emissoras que disponibilizam o seu áudio via internet. A próxima atualização do navegador Google Chrome deverá impedir a utilização do “plug-in” Adobe Flash Player. Isso afetará muitos players de rádios brasileiras, principalmente aquelas que utilizam o Wowza Server como formato de transmissão. A expectativa é de que a nova versão do Chrome esteja disponível aos usuários entre dezembro e começo de 2017. A atualização é automática, ou seja, é possível que o ouvinte só perceba a incompatibilidade com um determinado player ao acessá-lo.

A maioria das emissoras brasileiras utilizavam o Flash Player em suas páginas, mas esse número tem caído diariamente. Empresas de streaming e serviços de internet  estão alertando os seus parceiros para adotarem formatos de transmissão on-line compatível com o HTML5, uma linguagem nativa com os atuais navegadores (ou seja, o ouvinte/usuário não precisa baixar qualquer programa ou plug-in para executar o streaming de uma determinada emissora). E os servidores mais comuns que estão adaptados a essa linguagem são o Shoutcast e o Icecast (também compatíveis aos dispositivos móveis).

Em resumo: se o site de uma rádio possui um player em formato “Flash Player” é bom efetuar a troca o quanto antes. O “plug-in” já está com acesso limitado no novo Google Chrome, que em muitos casos barra a execução automática do serviço (dependendo de uma autorização do usuário, opção nem sempre perceptível - o aviso aparece na barra de endereço do navegador). Navegadores como Mozilla Firefox e Safari também devem seguir a mesma linha adotada pelo Chrome.

Vale lembrar que o Chrome é o navegador líder na internet, inclusive no Brasil. Para se ter uma ideia, atualmente ele representa mais de 80% dos acessos do tudoradio.com. O número é semelhante em outros portais.

SITE BIQUAD