WEB RÁDIO APAIXONADOS POR RÁDIO

domingo, 20 de novembro de 2016

Fim da era analógica: Sinal em Brasília e Entorno é desligado

luiz-materia
A cerimônia de homologação do desligamento da transmissão analógica em Brasília e Entorno aconteceu nesta quinta-feira, 17, na sede da Anatel. O presidente da Abratel, Luiz Claudio Costa, compôs mesa junto ao ministro das Comunicações, Gilberto Kassab e o presidente da Anatel, Juarez Quadros.
As emissoras puderam desligar os sinais analógicos de forma escalonada, entre 26 de outubro e 17 de novembro. O presidente da Anatel parabenizou todos os envolvidos no processo. “Com esforço e dedicação a televisão brasileira evoluiu mais uma vez”, afirmou.
O Gired validou um milhão e 257 domicílios em Brasília captando o sinal digital  e 311 mil kits entregues ao usuários dos programas sociais. Isso corresponde a 83% das famílias cadastradas, número muito maior que o piloto em Rio Verde, Goiás.
O presidente da Anatel ainda informou que durante 30 dias as emissoras vão veicular no sinal analógico uma cartela explicativa de que o sinal foi desligado e que o telespectador deverá adquirir um conversor (e antena).
O presidente da Abratel, Luiz Claudio Costa, afirmou que esse é um momento histórico para a televisão brasileira. “Brasília, a capital do país, já é completamente digital. Agora a nossa preocupação é com São Paulo, que tem um número muito maior de domicílios e portanto, tem um cenário mais complexo”, apontou.
A Abratel emitiu uma nota demonstrando preocupação com o processo de desligamento em São Paulo e apontando que, como previsto, as projeções confirmaram que Brasília já estava apta a desligar o sinal ainda em outubro. Clique aqui para acessá-la.
Assessoria de Comunicação da Abratel