WEB RÁDIO APAIXONADOS POR RÁDIO

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Webradio: a bola da vez

O mundo vem sofrendo notórias e rápidas transformações e evoluções, que a gente que é do meio, ou pelo menos tentamos estar no meio tecnológico e de comunicações, acabamos ficando surpresos​ com a velocidade das inovações tecnológicas.

E o que vem hoje crescendo exponencialmente é a Webradio, ou tecnicamente streaming de áudio, que é mais leve, ocupa menos rede e dá pra ouvir em quase todas as ocasiões ou lugares sem ter que se ocupar em acompanhar imagens, mas somente trabalhando com o sentido da audição.

Isso é mega importante, porque num mundo agitado e individualista como o nosso, nada melhor que ouvir uma boa Programação musical e um locutor falando como que diretamente pra você.

A Webradio reúne todas essas características, além de poder ser ouvida em qualquer lugar do mundo, ao contrário da FM que somente é possível ouvir localmente através de uma emissora e um transmissor local. Tanto é verdade que quase que obrigatoriamente as FMs locais agora se utilizam de uma Webradio para transmitir sua programação. Isso é fantástico.

Significa que hoje o rádio cada vez mais fica forte e se consolida só que através de uma tecnologia que aproxima e alcança mais pessoas que é o caso da Webradio.

Como funciona basicamente uma Webradio?

Fazendo uma analogia com a Rádio AM/FM, basicamente funciona assim:

- Transmissor Local - Emissora de Webradio - computador/smartphone conectado à internet

- Retransmissor - lado emissora: provedor de internet (Vivo, Tim, Claro, Techs, Net, etc)

- Transmissor Final/Geral: servidor (Shoutcast, Icecast, etc)

- Retransmissor - lado ouvinte: provedor de internet

- Receptor: ouvinte através de computador/smartphone conectado à internet

A recepção pode ser realizada por players através de sites hospedeiros ou por Programas como o Winamp.

E em se tratando de Webradio, qual a sua Webradio aqui na região de ARARAQUARA SP?

Mande para cá o site com o player da sua Webradio, bem como o IP da sua Webradio para divulgarmos aqui. E-MAIL: webradio.egc@gmail.com

Quem também passa escrever a partir de hoje é o Marcelo Cristiano da Silva Siqueira, que é Coordenador da Webradio EGC, daqui de ARARAQUARA SP. Logo tratei mais informações sobre Webradio, bem como histórias do Rádio aqui na região de ARARAQUARA SP.