WEB RÁDIO APAIXONADOS POR RÁDIO

sábado, 15 de setembro de 2018

Quem é a Tia do Café em Araraquara ?


Da reportagem

Você conhece a auxiliar de serviços gerais Sônia Regina da Silva, de 53 anos? E a Tia do Café, que participa do programa “Manhã Jovem Pan”, da Rádio Jovem Pan, em Araraquara? Em um ano e meio, ela passou de uma pessoa desconhecida para apresentadora. Hoje, é reconhecida na rua, tira foto com os fãs e já perdeu as contas de quantos autógrafos já deu.



Ela é sorridente e gosta de conversar. Tem um café delicioso e sua irreverência lhe garantiu uma nova profissão, a de radialista. Ela é Sonia Regina da Silva, de 56 anos, mais conhecida como a Tia do Café.

Dona Sonia é faxineira da rádio Jovem Pan de Araraquara. Ela começou a trabalhar no local há 13 anos e desde então conquistou espaço na emissora e o coração de muitos ouvintes.

"Lembro como se fosse hoje quando fui fazer a entrevista para fazer faxina. Estava desempregada e precisando muito trabalhar. Deu certo e hoje além da limpeza na rádio também ajudo a apresentar um programa. É muito legal", resume ela.
Faladeira
Dona Sônia é uma pessoa simples, muito engraçada, mas sua maior característica é gostar de conversar. É impossível 'trocar uma palavrinha' com ela. As conversas sempre se estendem por minutos a fio. "Sou muito falante mesmo. Se tem uma coisa que eu gosto é bater papo e foi essa minha facilidade em falar que me levou até o programa de rádio", conta ela.
Sempre nos intervalos das faxinas, dona Sônia parava para conversar com os colegas de trabalho. Entre um bate papo e outro, ela estava no estúdio, com um radialista, quando ele disse para ela apresentar a previsão do tempo. "Eu disse que não faria, que tinha vergonha e não sabia falar na rádio, mas ele falou que se eu não fizesse, ele também não faria. E nesta brincadeira eu apresentei, o pessoal achou engraçado e não parei mais", diz ela.
A irreverência é outra marca da Tia do Café. Ela começou com a previsão do tempo, depois falava nomes de cidades desconhecidas pelo Brasil e também teve o quadro 'aprenda inglês com a tia do café'. Todos as apresentações tinham uma veia cômica. "As vezes eu falava errado e todos achavam engraçado. Inglês, então, eu não falava de jeito nenhum e acabou que de uma graça, virou um quadro na rádio", explica.
Atualmente, dona Sônia apresenta o 'Manhã Jovem Pan', ao lado do César Leite. Também tem o quadro 'Karaokê com a Tia do Café' e outro de piadas. "É um trabalho bem gostoso, eu me divirto e isso é importante, mas também não deixei de lado a faxina, que continuo fazendo na rádio", diz ela.
Dona Sônia conta que já foi reconhecida em vários lugares por sua participação na rádio. "Vou ao mercado, a padaria e as pessoas me conhecem. Outro dia entrei em uma perfumaria e estavam falando de mim, sem saber quem eu era", afirma. Há também as pessoas que pensam que a Tia do Café é uma personagem. Um rapaz que conheço veio me perguntar quem era a pessoa que fazia a Tia do Café. Eu disse, sou eu mesma", conta rindo.

Os ouvintes têm muito carinho por ela. Não são poucos que mandam mensagens dizendo gostar do seu trabalho. "É um carinho muito bacana. Eles dizem que eu melhoro a auto estima das pessoas e isso é especial. Outro dia, uma pessoa em depressão disse que gostava de me ouvir porque eu sou engraçada, achei isso tão legal", afirma.
Da reportagem
Dona Sônia gosta de 'bater um papo' e isso lhe rendeu uma vaga de radialista (Foto: Amanda Rocha)

Café famoso

Agora, além dela, se tem uma coisa que ganhou fama é o café que dona Sônia faz. Muitas pessoas vão até a rádio experimentar a bebida. "Meu café é gostoso, pelo menos é o que dizem. Quem vai até a rádio, não sai sem experimentar e quem experimenta, gosta", diz ela.
O apelido Tia do Café vem exatamente desta fama. "Acho que é um apelido carinhoso, gosto de agradar as pessoas", diz ela.
Matéria Veiculada pelo Cidade On Araraquara .