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quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

2018: um ano de desafios e conquistas para a radiodifusão

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Relembre os principais momentos da radiodifusão
Voz do Brasil
Uma das principais vitórias do setor foi a flexibilização definitiva do horário do programa A Voz do Brasil. Após mais de 15 anos de intenso trabalho da ABERT e das associações estaduais, em março, a Câmara dos Deputados aprovou, e o presidente Michel Temer sancionou o projeto que permite a transmissão do noticiário pelas emissoras entre 19h e 22h, no horário que for melhor para cada rádio.
“É um momento histórico. Depois de tanto tempo, os parlamentares entenderam que todos vão ganhar com a flexibilização do programa: a rádio poderá adequar a sua transmissão de acordo com a programação e o cidadão brasileiro poderá ouvir a Voz do Brasil em diferentes horários”, disse o presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo.
Decreto atualiza profissão dos radialistas
Outra importante conquista da radiodifusão foi a alteração da legislação dos radialistas. O Decreto nº 9.328 atualizou a Lei 13.424/2017, reduzindo o número de funções de 94 para 25. A modernização das funções dos radialistas veio após ampla discussão sobre a necessidade de adequação das normas às novas tecnologias aplicadas aos profissionais da área. Para a revisão do decreto foram considerados dois critérios: as novas tecnologias, equipamentos e meios de informação e comunicação; e as funções técnicas ou especializadas próprias das atividades de empresas de radiodifusão.
“Além de corrigir distorções, a atualização das funções traz mais segurança jurídica aos contratos de trabalho entre as empresas de radiodifusão e os profissionais radialistas”, afirma o diretor geral da ABERT Cristiano Lobato Flores.
Reoneração da folha de pagamento
Em maio, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que previa a reoneração da folha de pagamento para 28 dos 56 setores que eram desonerados.
O setor de comunicação, rádio e TV, considerado gerador de emprego e renda, foi mantido no regime de desoneração da folha de pagamento e com recolhimento da contribuição previdenciária de 1,5% sobre a receita bruta.
“Essa é uma conquista da ABERT e de toda a radiodifusão. Os parlamentares e o Ministério da Fazenda entenderam a relevância do setor, em especial, como atividade intensiva na geração de mão de obra direta e de qualidade, e que, hoje, investe, pesadamente, no processo de modernização de suas atividades, com a digitalização da TV e migração do rádio AM para o FM”, disse Cristiano Lobato Flores, diretor geral da ABERT.
Migração AM/FM
Em 2018, o processo de migração do rádio AM para o FM teve um avanço significativo graças à atuação do MCTIC que permitiu o cancelamento de canais vagos e o remanejamento das rádios comunitárias para os canais previstos em lei. Somente neste ano, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) incluiu 190 canais, em 22 estados, para as emissoras que solicitaram a mudança de faixa.
O diretor de rádio da ABERT André Cintra comemorou os resultados. Em algumas cidades, como Belém (PA), Vitória (ES), João Pessoa (PB), Caruaru (PE), as paranaenses Cascavel, Maringá e Londrina, São Carlos (SP), Tubarão (SC), Passo Fundo (RS) e em Juiz de Fora (MG), a migração só foi possível com a união dos radiodifusores. “Havia uma expectativa muito grande para migração nestes municípios, já que muitas emissoras solicitaram a mudança. A viabilidade para encaixar as rádios na faixa atual só foi possível após uso do segundo canal adjacente co-localizado e redução de potência por parte de algumas emissoras”, afirma.
Desde o início do processo de migração do rádio AM/FM, em 2013, a Anatel já liberou 1.196 canais sem a necessidade de uso da faixa estendida. Desses, 691 emissoras já assinaram o contrato de nova outorga. Ao todo, 1.714 emissoras solicitaram a mudança de faixa.
Pesquisa mede grau de satisfação
Esse ano, a ABERT quis conhecer o grau de satisfação das emissoras que migraram do AM para o FM. A pesquisa ABERT/DataCenso mostrou que 95% das emissoras consideraram positiva a mudança de faixa. O grau de satisfação com a faixa FM chega a 81%: 33% das rádios disseram que estão satisfeitas e 48% se dizem muito satisfeitas.
O levantamento também apontou que 99% das emissoras que solicitaram a ajuda da ABERT acharam os canais de contato, como telefone e email, de fácil acesso.
97% tiveram dúvidas, esclarecimentos e informações resolvidos e 94% relataram ter obtido respostas rápidas da Associação.
130 milhões de brasileiros recebem sinal digital de TV
O Brasil termina 2018 com 1.378 cidades (25%) recebendo apenas o sinal digital de TV. Quase 130 milhões de brasileiros (62% da população) já assistem à programação favorita com imagens mais nítidas, sem ruídos ou interferências, e melhor qualidade de áudio. Todas as capitais já tiveram as transmissões analógicas desligadas. As outras 4,2 mil cidades, com aproximadamente 70 milhões de pessoas, continuarão com sinal digital e analógico até 2023.
Desde o início do processo de desligamento do sinal analógico, em março de 2016, na cidade de Rio Verde (GO), foram entregues gratuitamente cerca de 15 milhões de kits digitais às famílias de baixa renda cadastradas em programas sociais do governo federal.
Nesses quase três anos, a Seja Digital, empresa responsável pela digitalização do sinal de TV no Brasil, realizou feirões em parceria com lojistas, em todas as cidades brasileiras, oferecendo aparelhos e equipamentos digitais a preços promocionais. Para que nenhum brasileiro fique sem o novo sinal, a ABERT, a Seja Digital e o SENAI firmaram um convênio de capacitação para alunos voluntários. 300 mil estudantes do SENAI, de todos os estados, foram treinados e, atualmente, participam da Patrulha Digital, percorrendo os bairros das cidades e auxiliando os moradores na instalação dos equipamentos.
28º Congresso Brasileiro de Radiodifusão
Mais de mil empresários de rádio e TV participaram do 28º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, nos dias 21 e 22 de agosto, em Brasília.
Com o tema “Somos rádio e televisão: informação e entretenimento gratuitos com credibilidade. Somos Brasil!”, o encontro reuniu personalidades nacionais e internacionais e especialistas em radiodifusão, em painéis de debate sobre as perspectivas para o rádio e a TV, novas tecnologias e fake news.
Uma exposição de rádios antigos atraiu os participantes, que conferiram a história e evolução do rádio. Treze expositores apresentaram seus produtos e serviços na feira de equipamentos.
Durante o Congresso da ABERT, o sociólogo francês e um dos painelistas, Dominique Wolton, lançou o livro “Papa Francisco: O futuro da fé”.
Paulo Tonet Camargo é reeleito presidente da ABERT
Por unanimidade, em agosto, o Conselho Superior da ABERT reelegeu Paulo Tonet Camargo para a presidência da Associação, no biênio 2018-2020. Foi definida também a nova diretoria da ABERT.
Citel reúne comitê em Brasília
Em dezembro, 300 engenheiros e especialistas em telecomunicações de vários países das Américas participaram, em Brasília, da 32ª reunião do Comitê Consultivo Permantente: Radiocomunicadores. O encontro, organizado pela Comissão Interamericana de Telecomunicações (Citel), acontece a cada dois anos como preparatório para a Conferência Mundial de Radiocomunicações, da União Internacional das Telecomunicações (UIT), que será realizada em Genebra, na Suíça, em 2019. As conferências da UIT são consideradas o fórum mais importante do planeta, quando o assunto é o uso eficiente do espectro radioelétrico.
NABShow
Mais de 120 radiodifusores brasileiros participaram do café da manhã oferecido pela ABERT e AESP, no Hotel Bellagio, em Las Vegas (EUA), durante a NABShow 2018, em abril.
O encontro reuniu presidentes de associações estaduais de radiodifusão, empresários de rádio e TV, profissionais da comunicação e parlamentares.
“Este é um momento de festa e temos vários motivos para comemorar: a migração do rádio AM para FM, a digitalização da TV, dois cases de sucesso para o mundo, a flexibilização da Voz do Brasil, atualização da profissão de radialista. Paramos por aí? Não. Muito trabalho nos espera para mantermos nosso setor forte e unido”, afirmou o presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo, durante a abertura do evento.
No café da manhã, três palestrantes ainda apresentaram os desafios do rádio nos Estados Unidos, meio que alcança 93% da população norte-americana.
No Pavilhão Brasileiro, 12 empresas apresentaram os últimos lançamentos de produtos fabricados com a tecnologia brasileira no segmento de broadcast.
A delegação brasileira, mais uma vez, levou o maior número de participantes: mais de mil radiodifusores e profissionais de rádio e TV de todo o Brasil prestigiaram a feira. Ao todo, mais de 135 mil pessoas passaram pelo Las Vegas Convention Center, onde aconteceu a NABShow 2018, considerada a maior feira de produtos e serviços de tecnologia, radiodifusão e entretenimento.
Cursos a distância
Ao longo do ano, a ABERT e a AERP realizaram sete cursos a distância (EaD) gratuitos para os associados. Mais de 10 mil radiodifusores participaram dos seminários online sobre “Plástica para Rádios: como criar a marca sonora de sua emissora?”, “Aprenda a criar um Mídia Kit vendedor para sua rádio”, “Como adaptar sua empresa ao eSocial?”, “Como formatar a programação da sua rádio?”, “Novas tecnologias para o Rádio: como usá-las a seu favor?”, “Planejamento estratégico: Como acelerar seus resultados?” e “Como realizar promoções de sucesso no rádio?”, com a participação de profissionais e especialistas em comunicação de todo o país.
TECHDAYS
A ABERT participou das seis edições do TECHDAYS, ciclo de encontros de tecnologia e radiodifusão que percorre as regiões brasileiras, levando informações e temas de interesse do rádio. Em 2018, o TECHDAYS passou por Santos (SP), Ribeirão Preto (SP), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Belém (PA) e Salvador (BA). A migração do rádio AM para FM, notícias falsas, publicidade e oportunidades no ambiente digital para rádio foram alguns dos assuntos discutidos nas palestras. Vinte e cinco cidades brasileiras já sediaram o encontro, reunindo mais de 2,5 mil radiodifusores.