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quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Abert e Asserpe debatem sobre migração das rádios AM para FM

A Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco (Asserpe) se reuniu nesta terá-feira com o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Slaviero, no Recife. Na reunião, foram discutidas a migração das emissoras de rádio da frequência AM à FM e a mudança no horário do programa A voz do Brasil, prevista em projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados.




O presidente da Abert falou novamente da expectativa de ver votado e aprovado o projeto que flexibiliza a transmissão da Voz do Brasil. O projeto está na fila para votação na Câmara dos Deputados e segue em previsão para entrar na pauta. Slaviero também comentou que os ouvintes preferem ter a prestação de serviço do rádio. “A população prefere outro tipo de programação às 19h”, comentou Slaviero.



Para a presidente do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco (Sertepe) e vice-presidente de televisão da Asserpe no Recife, Mônica Pereira, a reunião abriu um diálogo jurídico e político em esfera nacional. A entidade também foi representada na reunião, que contou com empresários do meio.



Além da Asserpe, outras associações estaduais também apóiam a aprovação do projeto que flexibiliza a transmissão da Voz do Brasil e a migração das rádios AMs para o FM. Uma delas é a Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado de São Paulo (Aesp). A entidade que representa as emissoras paulistas produziu chamadas que estão sendo veiculadas em rádios do estado.



Em relação ao outro tema, está circulando entre as associações que representam o setor de radiodifusão uma minuta de um projeto de lei, supostamente elaborada pelo Ministério das Comunicações, que permitirá a migração das rádios AM para a faixa FM. Esta é uma das mais importantes reivindicações do setor para tentar conter o enfraquecimento das rádios AM Brasil afora. A transmissão na faixa FM traz a chance de aumentar a audiência dessas empresas e, consequentemente, pode trazer de volta os anunciantes.


FONTE: ABERT