WEB RÁDIO APAIXONADOS POR RÁDIO

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Vencedores do Prêmio APCA 2011


O site BastidoresdoRádio.com agradece você amigo internauta que nos acompanhou durante esse ano de 2011. Nossa equipe deseja a você muita SAÚDE para que continue sempre em busca dos seus ideais.

Feliz Natal e um Ano Novo de muitas conquistas.

Aproveitamos para informar que estaremos dando uma pausa em nossas atualizações nos próximos dias e se DEUS quiser estaremos de volta no início de janeiro.

À todos, boas festas!!!




Há 17 anos Osmar Santos sofria grave acidente
23/12/2011 - sexta-feira





Nascido na cidade de Osvaldo Cruz, interior paulista, em julho de 1949, Osmar Santos (foto), o "Pai da Matéria", transformou-se ao longo de sua carreira, no mais popular locutor esportivo do Brasil.

Foi num dia 22 de dezembro de 1994, que sua trajetória vitoriosa foi interrompida bruscamente quando foi vítima de um grave acidente na BR 153, trecho que liga Marília a Lins. Fato que chocou todo o país. Esse acidente calou a voz do maior locutor esportivo do Rádio brasileiro, que mais do que um mito se transformou num verdadeiro A-NI-MALLLL da comunicação.

Passados 17 anos desta tragédia, Osmar Santos continua emprestando seu nome a equipe esportiva da Rádio Globo de São Paulo (AM 1.100 kHz). Ele continua sendo funcionário da emissora. Constantemente é visto nos corredores da Rádio Globo, na Rua das Palmeiras. Hoje dedica boa parte de sua vida a pintura. Ainda freqüenta estádios de futebol.


Carreira
Seu início de carreira foi em 1963, aos 14 anos, na Rádio Clube de Osvaldo Cruz, destacando-se mais tarde no Rádio de Marília, até ser contratado pela Jovem Pan (SP) em 1972.

Em São Paulo, Osmar Santos foi o pivô de uma revolução no Rádio esportivo, tendo introduzido uma forma diferenciada e criativa nas transmissões esportivas. Em 1977, aceitou o desafio de comandar o Sistema Globo de Rádio, na época ainda Rádio Nacional, onde transmitiu a histórica final de 77, cujo campeonato marcou o fim da agonia corinthiana de 23 anos sem títulos.

Osmar Santos foi ainda, a voz das Diretas em 1984, num dos momentos mais importantes da "História do Brasil". Fenômeno de comunicação, atuou também com destaque na TV.


Colaboração: Emilcio Rogério Zuliani




Joelmir Beting faz aniversário
23/12/2011 - sexta-feira





O jornalista Joelmir Beting (foto), completou na última quarta-feira, dia 21 de dezembro, 75 anos de vida.

Nascido em Tambaú, interior paulista, aos 19 anos foi para São Paulo onde estudou Sociologia na Universidade de São Paulo, na mesma turma de nomes como Ruth Cardoso e Francisco Weffort.

Em 1957, iniciou sua carreira jornalística, como repórter esportivo nos jornais O Esporte e Diário Popular. Em 1962, mudou de área, passando para o jornalismo econômico, inicialmente na redação de estudos de uma empresa de consultoria.

Em 1966, é contratado pela Folha de São Paulo para lançar a editoria de Automóveis, tornando-se dois anos depois editor de Economia do mesmo jornal, lançando uma coluna diária a partir de 1970. A coluna tornou-se célebre por desmistificar a economia numa época de inflação astronômica e reiteradas medidas desastradas do governo. É de lá que nasceram alguns dos bordões de Joelmir, como quem não deve não tem e na prática, a teoria é outra.

Foi desta maneira que Joelmir começou sua trajetória de sucesso. Hoje ele está no Grupo Bandeirantes de Comunicação, onde atua no Rádio e na TV.

Desejamos muitas felicidades.


Colaboração: Emilcio Rogério Zuliani




TV Record tem interesse em Paulo Soares
23/12/2011 - sexta-feira





Deu na coluna do Flávio Ricco, no site uol.

Paulo Soares (foto), o Amigão, da ESPN Brasil e Eldorado/ESPN, é o novo grande alvo da TV Record. Há o interesse na sua contratação, mas tudo agora passa a depender da segurança e do dinheiro a serem oferecidos.


Colaboração: Emilcio Rogério Zuliani




Altieris Junior lança Blog "Refrão na Rede"
23/12/2011 - sexta-feira




O radialista e jornalista Altieris Junior lançou nesta semana seu Blog chamado "Refrão na Rede", uma mescla de Música e Futebol (refraonarede.blogspot.com).

Altieris Junior aproveita para divulgar seu Twitter (@altierisjunior), e diz que em breve estará sorteando uma Camisa da Seleção Brasileira autografada pelo Neymar.

Pra quem não sabe, Altieris Junior acompanhou o time do Santos durante um ano inteiro e viajou o Brasil todo com o Peixe, indo também pro Chile e para o Paraguai em duas oportunidades. O rapaz conhece bem todo o elenco do Santos e a diretoria.




Cauã Reymond vive radialista "delicado" no cinema
20/12/2011 - terça-feira




Foram divulgadas fotos do ator Cauã Reymond (foto) no filme Reis e Ratos. Ele estará na pele do radialista Hervê Gianini. Hervê é médium, delicado e promete arrancar risadas do público.

"É um personagem totalmente diferente de todos que já fiz", adianta Cauã. O longa terá ainda atuações de Selton Melo, Rodrigo Santoro, Octávio Muller, Rafaela Mandelli, Paula Burlamaqui e Seu Jorge.

A estreia deste filme está prevista para o dia 17 de fevereiro de 2012.


FONTE: Terra




Jornalista é dispensada em plenas férias
20/12/2011 - terça-feira




Deu no blog Cheni no Campo, do jornalista Anderson Cheni.

"Esquecida" no dial AM de São Paulo, a Rádio Eldorado tentou se reerguer com a parceira com ESPN em 2006. Reforço mesmo e investimento só por parte da ESPN que montou um "baita time". Enquanto isso, coube a Eldorado se virar com poucos repórteres e alguns estagiários. Deu no que deu, a diretoria do Grupo Estado demorou, mas abriu os olhos e resolveu se virar. O "se virar" no caso foi optar em vender 30% para o Grupo The Walt Disney Company, que detém a marca ESPN.

Em março desse ano (2011) resolveram mudar o nome da Rádio, mas a filosofia por parte do Grupo Estado não mudou. Foram dispensados ótimos profissionais que poderiam ajudar a equilibrar a balança da competência, porém não foi isso que ocorreu, resolveram trazer três ou quatro jornalistas de nome e credibilidade pra ver se alguma coisa mudava.

Quando tudo parecia que ia andar pra frente no Grupo Estado (contratação de Haisem Abaki), demitiram mais uma excelente profissional. Trata-se de Vanessa di Sevo (foto) que ancorava a programação da manhã na emissora.

É nítida a diferença entre ESPN e Estadão, a começar pelas redações separadas (Limão/Sumaré). Enquanto a equipe do esporte dá show, contratando e investindo nos profissionais. A direção do Estadão tenta tocar um jornalismo que não emplaca e como o próprio slogan diz: "Faz o que ninguém faz" como por exemplo, demitir uma jornalista em plenas férias e o pior, em uma época onde se espera pelo menos um pouco de respeito e sensibilidade do ser humano.

Como era de se esperar o clima na redação no bairro do Limão não é bom e quem se mete a questionar a direção já sabe qual caminho seguir.

É utopia pensar em respeito patronal?


FONTE: Blog Cheni no Campo




Vencedores do Prêmio APCA 2011
20/12/2011 - terça-feira




A APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) foi fundada em 1956, por oito críticos de teatro, liderados por Nicanor Miranda, formando assim a Associação Paulista dos Críticos Teatrais. Em 1972 ocorreu uma nova reestruturação e a entidade passou a ser chamada de Associação Paulista de Críticos de Arte, passando a incorporar os setores de Artes Visuais, Cinema, Literatura, Música Popular e Televisão. No ano seguinte (1973), são incorporados os setores de Dança e Música Erudita. Em 1979, é a vez Teatro Infantil, e, em 1980, o Rádio.

Por sugestão do Instituto dos Arquitetos do Brasil, a APCA criou a categoria Arquitetura, em 2010, cuja primeira bancada de jurados foi composta por jornalistas especializados no setor, indicados inicialmente pelo IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil).

Na assembléia da APCA, realizada no dia 12 de dezembro, na sede do Sindicato dos Jornalistas, no centro de São Paulo, cinqüenta e cinco críticos de arte presentes filiados à APCA escolheram os melhores de 2011 no setor de Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Popular, Música Erudita, Rádio, Teatro, Teatro Infantil e Televisão. A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá no dia 13 de março de 2012, no Teatro Sesc Pinheiros, em São Paulo, em que serão entregues 77 prêmios - 7 por categoria.

Além do programa "Craque de Bola", da Transamérica FM, como melhor programa esportivo de 2011, o juri de Rádio da APCA também premiou os seguintes programas e emissoras de Rádio:


Grande Prêmio da Crítica: Rádio CBN pelos seus 20 anos no ar
Melhor programa de humor: O Palhacinho - Energia 97
Melhor programa musical: O Sul em Cima - USP FM
Melhor programa de variedades: Gira Brasil - Rádio Estadão/ESPN
Melhor programação na internet: Web Rádio Faap - emissora educativa da Fundação Armando Álvares Penteado
Prêmio especial do júri: Dois Diretores em Cena - Rádio Jovem Pan AM

Votaram: Cesário Oliveira, Marco Antonio Ribeiro e Silvio Di Nardo

A lista completa dos premiados de todas as categorias estão no portal da APCA: www.apca.org.br


FONTE: Marco Antonio Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário