WEB RÁDIO APAIXONADOS POR RÁDIO

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Mix FM e Jovem Pan 2 estão de aniversário em Campinas

Mais uma curiosidade para o radionauta que acompanha diariamente o Tudo Rádio.com. Hoje, 1º de junho, é data de aniversário de duas afiliadas de redes numa mesma cidade. Jovem Pan 2 FM 89.9 e Mix FM 101.1 completam mais um ano de trabalhos no mercado de Campinas, rádio que tiveram suas inaugurações ocorridas no mesmo dia, porém em anos diferentes. A Jovem Pan 2 tem mais tempo de mercado em Campinas, com inauguração ocorrida em 1995. Já a Mix FM é uma das “caçulas” do mercado campineiro, com estréia realizada em 2010. Acompanhe os detalhes:

A Jovem Pan 2 completa hoje 17 anos de trabalhos ininterruptos no mercado de Campinas e região. A emissora surgiu na primeira leva de expansão da rede paulista (inaugurada em junho de 1994) e é dona da terceira maior cobertura entre todas as emissoras que compõe a rede Jovem Pan em FM (no total de habitantes cobertos, superando a marca de 9 milhões na sua área de abrangência). A 89.9 FM é uma das rádios mais potentes do interior do país e possui uma das maiores coberturas de sinal entre as FMs brasileiras, fato possibilitado pela topografia do local onde está a torre da estação (em Serra Negra, a mais de 1300 metros de altitude).

No ar em 89.9 FM a Jovem Pan 2 foi bem aceita pelo publico campineiro com base nas medições realizadas pelo Instituto Ibope nesses últimos 17 anos de trabalhos na cidade, porém a distancia entre a torre da FM e a cidade de Campinas (cerca de 50km em linha reta) criaram um “teto” para a audiência da rede paulista no mercado campineiro. O aumento no número de emissoras voltadas ao público jovem/pop local, o fortalecimento da audiência da Educadora FM 91.7 (atual líder geral em Campinas) e a presença de outras rádios próximas a frequência 89.9 FM (geram interferências na cobertura da Jovem Pan 2) viraram os principais obstáculos da rádio nessa disputa por audiência.

Já a Mix FM completa apenas dois anos de trabalhos e ainda aguarda a liberação por parte dos órgãos responsáveis pela radiodifusão nacional para aumentar sua potencia em Campinas, fato que poderá colocar a emissora numa situação de maior disputa no mercado campineiro. Hoje a Mix FM ocupa uma concessão de baixa potência do município de Valinhos, porém vários aspectos técnicos e físicos podem facilitar a “vida” da rádio em Campinas, são eles: a torre da rádio está localizada na divisa entre Valinhos e Campinas, bem próxima do local onde estão as demais torres das FMs campineiras. Um aumento de potência poderá deixar o sinal da 101.1 FM presente em toda a cidade.

Outro fato que contribuí para a Mix em Campinas é o fato de a rádio ser uma espécie de “emissora própria” da Rede Mix de Rádio, tendo sua estrutura montada e mantida pela Mix FM de São Paulo, porém com equipe local.



FONTE: TUDO RÁDIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário