WEB RÁDIO APAIXONADOS POR RÁDIO

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Nativa FM estréia no Centro Paulista a partir de novembro. Jaú será a sede

Uma notícia importante para o rádio do interior de São Paulo e que envolve uma das redes nacionais FM mais importantes do país. A partir de novembro o mercado de Jaú será sede de mais uma afiliada da rede comandada pela Nativa FM 95.3 de São Paulo, centro a estréia da marca na região conhecida como “Centro Paulista”. A futura Nativa FM 96.5 de Jaú vai explorar um mercado que já abrigou outras redes nacionais como Mix FM, Transamérica e Antena 1, local que também é coberto por marcas como Jovem Pan FM e Band FM. A Nativa vai substituir a local Tropical FM, no ar desde 1990.

A Nativa FM de Jaú vai cobrir uma área populosa e desenvolvida do interior de São Paulo. No raio de cobertura da 96.5 FM estão cidades como Botucatu (com 127 mil habitantes segundo o IBGE), Lençóis Paulista (70 mil), além da cobertura de sinal parcial em Bauru (um dos centros mais populosos do interior do país, com cerca de 346 mil habitantes). Jaú, sede da nova afiliada da Rede Nativa, conta com 131 mil habitantes segundo o senso do IBGE realizado em 2010. No total é possível que a 96.5 FM some mais de 1 milhão de novos ouvintes em potencial para a cobertura da rede comandada pela Nativa FM de São Paulo.

No ar em 96.5 FM a vida da Nativa FM não será fácil devido à concorrência regional, motivo que pode ter auxiliado a estréia da marca através da estação de Jaú. No próprio município existe a sertaneja Energia FM 101.9, rádio que deverá ser a principal concorrente da Nativa pela programação musical de ambas as estações. Jaú e região contam também com rádios como Hot 107 FM 107.1 (sediada em Lençóis Paulista e com sinal em Jaú), Clube FM 103.5 de Botucatu, 89 FM 89.1 de Barra Bonita, além das rádios populares direcionadas a Bauru (Band FM 92.3, 94 FM 94.5 e Tupi FM 101.3), entre outras estações. No segmento jovem/pop a região conta com a Jovem Pan FM 97.7 de Barra Bonita, 96 FM 96.9 de Bauru e Criativa FM 98.9 de Botucatu.

Jaú será a 12ª emissora da Nativa em território paulista e uma “ligação” de cobertura da rede nessa região de São Paulo. O sinal da 96.5 FM encontra as áreas de coberturas de outras estações da Rede Nativa, sendo ao norte as abrangências das rádios Nativa FM 91.9 de Araraquara e Nativa FM 102.9 de Novo Horizonte / Borborema, Nativa FM 98.7 de Avaré ao sul e ao leste a Nativa FM 89.3 de Campinas. Além das praças e emissoras paulistas já citadas a Nativa FM também conta com estações em São José dos Campos, região de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, região de Araçatuba, Catanduva e São Sebastião / Caraguatatuba (litoral norte).

Recentemente a Nativa também inaugurou estações em Belo Horizonte (estréia da Nativa FM 103.9 em 1º de outubro), Nativa FM 105.7 de Maringá (norte do Paraná, inaugurada em 28 de agosto) e Nativa FM 98.9 de Tubarão (litoral sul de Santa Catarina, em 2 de julho). Com Jaú a Nativa crava sua quarta nova emissora na expansão de sua rede, sendo duas afiliadas (Jaú e Tubarão) e duas estações próprias (Belo Horizonte e Maringá).  

FONTE: TUDO RÁDIO