WEB RÁDIO APAIXONADOS POR RÁDIO

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Matrículas abertas para a próxima turma de Locução SENAC São Carlos.




Objetivo

É um curso de Qualificação Técnica de Nível Médio que faz parte do itinerário formativo do Técnico em Rádio e Televisão, que tem como objetivo preparar o aluno para apresentar programas radiofônicos em diferentes formatos, fazendo a locução de textos artísticos, comerciais ou noticiosos, aplicando a linguagem adequada aos diferentes estilos.

Diferenciais
- Plano de Curso atualizado por profissionais sintonizados com as tendências do segmento;
- Docentes com experiência profissional na área;
- Aulas dinâmicas e interativas, com simulação de situações reais de trabalho, que privilegiam a formação de um profissional crítico e criativo;
- Metodologia de trabalho por projetos, atual e inovadora;
- Atividades práticas realizadas em equipamentos que simulam a atividade profissional no mercado de trabalho.

(Carga horária: 284 horas)
Conselho Regional do Senac São Paulo, conforme Resolução nº 06/2012, de 31/01/2012.
Atuação no mercado de trabalho
O locutor é o profissional que atua em emissoras de rádio, de televisão aberta e/ou fechada e de produtoras de áudio e de publicidade. Para exercer a profissão de Locutor deve obter o registro profissional junto à SRTE - Superintendência Regional do Trabalho e do Emprego, antiga DRT Delegacia Regional do Trabalho.

Panorama de mercado
Segundo pesquisas recentes, consideramos que no Brasil, o rádio e a televisão são os mais importantes meios de comunicação, responsáveis pela difusão de entretenimento e informação para grande parte da população. Esses veículos de comunicação de massa atuam como instrumentos de disseminação de notícias, informações, prestação de serviços, entretenimento, cultura, educação e publicidade. Vive-se, hoje, uma verdadeira explosão de canais de distribuição da comunicação: TVs públicas, TVs legislativas, TV digital, canais comunitários e educativos, programadoras e operadoras de TV por assinatura, webtvs, produtoras de conteúdo audiovisual, webrádios, rádio digital, circuitos internos de rádio, rádio empresa e mídia out of home, apenas para citar algumas ramificações dessa nova configuração da indústria do audiovisual, que impulsionam o crescimento do mercado de produções.

A digitalização dos processos de captação e produção de programas para Rádio e TV e a implantação, desde dezembro de 2007, do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre SBTVD instituído pelo Decreto nº 4901/2003 e implantado pelo Decreto 5820/2006, vem impulsionando um novo nicho de mercado. Há previsão que, em 2016 o sistema analógico de transmissão e recepção de sinais de TV aberta será desativado no Brasil, provocando mudanças, já que 100% das emissoras e retransmissoras brasileiras deverão migrar e transmitir pelo sistema de TV digital, e, para ter acesso a TV aberta, a população deverá trocar o seu aparelho de TV ou adquirir um conversor.
Neste novo contexto proporcionado pela TV digital, a multiprogramação ganha destaque por permitir que cada emissora transmita, simultaneamente, até quatro programações, criando a necessidade de desenvolvimento de mais conteúdo e a possibilidade de interatividade do telespectador, que vai exigir novas competências do profissional de Rádio e TV. Também, as possibilidades apresentadas pelo rádio digital, cuja discussão sobre qual modelo o Brasil deverá adotar nos próximos anos encontra-se em fase final, criam um ambiente com novas oportunidades profissionais.

Isso tem provocado novas demandas do setor produtivo audiovisual, decorrentes das conquistas tecnológicas, do crescimento do recente mercado de formatos de programas, da expansão da produção do cinema nacional e do aumento do número de produtoras de conteúdo de áudio e vídeo, gerando transformações no segmento da radiodifusão.
Pessoas interessadas em se profissionalizar na área e que atenda ao pré-requisito.
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino fundamental completo
Proposta metodológica
Aulas dinâmicas e interativas, com simulação de situações reais de trabalho, que privilegiam a formação de um profissional crítico e criativo.
Módulo 1: Fundamentos de Áudio e Vídeo
Carga Horária: 80 horas
Programa:
- História do audiovisual
- Evolução tecnológica e impactos na comunicação
- Convergência de mídias e cultura digital
- Legislação e ética
- Relacionamento interpessoal
- Mercado de trabalho
- Empreendedorismo
- Produção independente
- Produtos audiovisuais
- Linguagem radiofônica e televisiva

Módulo 2: Radialista Setor Locução
Carga Horária: 204
Pré-requisitos: Para cursar este Módulo, o aluno deve concluir o Módulo I ou comprovar conhecimentos equivalentes.
Programa:
- Estilos de locução
- Fonoplastia e Saúde vocal
- Formatos radiofônicos
- Interpretação e aplicação de linguagem adequada aos diferentes estilos
Àquele que concluir com aprovação o módulo 1 e o módulo 2 será conferido o certificado de Qualificação Técnica de Nível Médio de Radialista Locutor, com o qual poderá obter seu registro junto à SRTE Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, antiga DRT - Delegacia Regional do Trabalho, necessário para o exercício legal da função de locutor. Essa qualificação faz parte do curso Técnico em Rádio e Televisão.
Requerimento de matrícula*;
- RG (fotocópia);
- Documento que comprove a escolaridade mínima exigida (duas vias, sendo o original ou fotocópia autenticada e fotocópia simples).
- CPF (apresentação do documento).

*Documento impresso e entregue pelo Senac no ato da matrícula. Para matrículas realizadas através do portal Senac, o aluno assinará o requerimento no primeiro dia de aula.