WEB RÁDIO APAIXONADOS POR RÁDIO

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Migração AM/FM: Novos rádios para carros serão disponibilizados

Imagine carros que se comunicam entre si para informar as condições de tráfego e ajudam os motoristas em situações de emergência. Com o avanço tecnológico, tudo isso passou a ser viável. A partir do conceito de "internet das coisas", a infraestrutura tecnológica alcança a integração a partir do acesso à internet, extrapolando os limites da telefonia celular e dos tablets, até alcançar carros e eletrodomésticos, como geladeiras e máquinas de lavar roupa.

A partir desse tema, o ministro das Comunicações, André Figueiredo, debateu na quarta-feira (27), com o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), Luiz Moan, o processo de migração das rádios AM para FM, que será iniciado em março deste ano, e a consequente atualização da capacidade de recepção dos equipamentos instalados nos novos veículos, a partir de 2017. Essa mudança será motivada pela realização do switch off (desligamento, em português) do sinal analógico de TV, que alcançará as capitais, e adjacências, até 2018, pois existe limitação de espectro. Com a liberação desses canais, será criado o dial estendido, ou faixa estendida, que vai de 76.1 MHz até 87.5 MHz.

Atualmente, as emissoras que operam em FM utilizam canais entre 87.7 MHz até 107.9 FM.

"As grandes regiões metropolitanas não comportam o simulcast (transmissão simultânea). Até 2018, o switch off acontecerá nessas localidades, pois, em janeiro de 2019, o espectro precisa estar limpo para as operadoras de telefonia ampliarem o 4G no Brasil. A partir de março, onde não é necessário estender a faixa, já começará a migração das rádios. Até 2023, alcançaremos a totalidade das emissoras no país. Isso é um passo importante para ampliar a evolução tecnológica no país", afirmou André Figueiredo, ao citar os centros de excelência em pesquisas para inovação brasileiros, como a Universidade do Ceará.

Segundo Luiz Moan, a Anfavea já atua em conjunto com a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) para acelerar ao máximo essa migração tecnológica. "Os modelos 2017 já receberão os rádios, que garantem a recepção a faixa estendida", garantiu. "Os automóveis já se comunicam com os smartphones. A conectividade plena é fundamental nos projetos das montadoras. Um exemplo é a possível conexão automática em caso de acidentes. O veículo autônomo também contará, em breve, com a possibilidade de condução automatizada a partir de sensores", acrescentou o presidente, ao destacar que no salão de Detroit, principal feira mundial do setor, a interatividade foi o centro das atenções.

No mundo, a internet das coisas está chegando também aos automóveis. A integração de equipamentos é uma tendência que amplia a experiência dos motoristas e, consequentemente, da qualidade de vida da sociedade




.FONTE: Ministérios das Comunicações