sexta-feira, 29 de julho de 2016

Debates eleitorais no Rádio: como proceder?



O representante jurídico Aerp | Sert-PR, Dr. Rodolfo Machado Moura, em virtude das inúmeras dúvidas que estão surgindo sobre o novo modelo de divulgação eleitoral para este ano, elaborou um roteiro simples e prático, como exemplo para as emissoras de rádio. “Obviamente as emissoras podem escolher os formatos que julgarem mais apropriados para realização do evento, dependendo de fatores como o número de candidatos participantes e o tempo disponível na grade de programação”, frisou Machado Moura.
Todas as emissoras podem realizar debates tanto com candidatos para eleições majoritárias (Prefeito e vice-Prefeito), quanto para proporcionais (vereadores). De acordo com a lei, pode ser realizado debate sem a presença de candidato, desde que a emissora comprove tê-lo convidado com a antecedência mínima de 72 horas da realização do debate. O horário destinado ao debate poderá ser convertido em entrevista de candidato, caso apenas um tenha comparecido ao evento.
Atenção: os debates poderão ocorrer até os dias 29 de setembro para o primeiro turno e 28 de outubro, no caso de segundo turno. O descumprimento de qualquer disposição sujeita a emissora à suspensão, por 24 horas, da sua programação.
Quanto ao roteiro, a sugestão do representante jurídico é a que segue:
  
Primeiro Bloco
Candidatos respondem a perguntas (sempre por ordem de sorteio) formuladas pela direção da emissora, com direito a 3 (três) minutos para resposta.

Segundo Bloco

Cada candidato pergunta uma vez, por ordem de sorteio, escolhendo o candidato que vai responder.
Pergunta: 30 segundos
Resposta: 2 minutos
Réplica: 45 segundos
Tréplica: 45 segundos

Terceiro Bloco
Jornalistas da emissora fazem perguntas aos candidatos. Todos os candidatos serão perguntados. O jornalista pergunta e escolhe outro candidato para replicar a resposta. Cada candidato pode ser escolhido para replicar até 2 vezes. O perguntado treplica.
Pergunta: 30 segundos
Resposta: 2 minutos
Réplica: 45 segundos
Tréplica: 45 segundos

Quarto Bloco
Candidato pergunta para candidato. Cada candidato poder ser perguntado até 2 (duas) vezes.
Quinto Bloco
Considerações finais dos candidatos, com até 3 (três) minutos cada.

FONTE: AERP