WEB RÁDIO APAIXONADOS POR RÁDIO

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Quero Ser Locutor de Rádio. O Que Que Eu Faço?

Meu sonho é ser locutor. Que que faço? Qual o primeiro passo? Por onde começo? Essas são as colocações que mais me questionam nestes 8 anos de blog. Já expliquei por aqui. Mas como muita gente continua com esta dúvida, vamos reforçar.
 
Um dos primeiros passos é visitar as emissoras. Comece por pequenas rádios, AMs, comunitárias. Converse com eles sobre seu interesse. Diga que quer aprender. Ofereça como estagiário. Peça para gravar um teste, pergunte a opinião dos profissionais. Se o retorno for positivo, uma segunda etapa seria o treinamento de locução. Procure um curso presencial ou mesmo via internet para lapidar sua voz.
 
Se você está longe dos grandes centros, tem uma vantagem. As emissoras do interior abrem mais espaço para novos talentos. O nível de exigência também é menor em cidades pequenas. Porém, você terá dificuldade em encontrar cursos na área. Procure um curso de oratória ou artes cênicas. Se mesmo estes não tenha, opte por um curso de locução online.
Se você estiver em uma grande cidade, provavelmente exista um curso de locução próximo a você. Invista em seu aperfeiçoamento.
 
Estudar jornalismo ou mesmo outro curso superior, ter domínio da língua inglesa não são os itens mais importantes para se tornar um locutor de rádio, mas ajudam muito.
 
O principal é ter: talento, vontade, interpretação e saber usar bem a voz. Se precisar de ajuda, pode contar comigo. Boa sorte!
 
 
Via Supercomunicador e Biquad